Na última sexta-feira (26), foi realizada a primeira colheita da horta orgânica construída na sede provisória do câmpus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE. A iniciativa começou em maio deste ano, quando foram plantadas as primeiras sementes pelos alunos. O projeto contou com a participação de vários servidores do câmpus, incluindo técnicos administrativos e professores, principalmente na fase inicial de coleta de estrume e organização dos canteiros.
O projeto da Horta de Aplicação está sendo orientado pelos Professores Márcio Simon, Luis Carlos Pita e Roberto Holanda e pelo técnico agrícola Júlio Ferreira. As atividades são executadas por cinco alunos do curso Técnico Subsequente em Agropecuária, Cícero José, João Paulo, Mauro Anselmo, Ítalo Bruno e Renilson José. Outros alunos também colaboram de forma eventual na manutenção da horta, que tem cinco canteiros, sendo quatro de alface, em fase de desenvolvimento, e um em fase de colheita - o coentro, perfazendo um total de 17 m² de área cultivada.
Desde o início, a Horta foi possível graças a parcerias do câmpus com comerciantes locais. O estrume de ovinos e caprinos foi doado por dois comerciantes de Santa Maria da Boa Vista que possuem roças; e o transporte foi realizado com o automóvel de uma loja de defensivos agrícolas do município. A horta é um projeto sem prazo para terminar e que deverá ser diversificada com a plantação de outras culturas, todas realizadas de modo orgânico, ou seja, sem aplicação de nenhum agrotóxico.
Na primeira colheita todos os alunos puderam levar um pouco da produção de coentro para casa, simbolizando o trabalho coletivo e a prática do ensino da sala de aula. Para o professor Roberto Holanda, a horta objetiva estimular o consumo de alimentos saudáveis por parte da comunidade interna, além de aliar a teoria da sala de aula à prática. “A Horta de Aplicação propicia aos alunos envolvidos um maior entusiasmo pelo curso de Agropecuária, o espírito colaborativo, além de favorecer a otimização dos espaços vazios da escola em que o câmpus está provisoriamente sediado”, destaca o professor Márcio Simon.
Para o aluno Ítalo Bruno, participar do projeto foi uma boa forma de se aproximar dos seus colegas, aprender mais, aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e fazer algo de bom pelo IF Sertão-PE. “Três vezes por semana eu e os colegas viemos aqui, no horário oposto ao da aula, para molhar, limpar, acompanhar o crescimento, colocar mais estrume, quando necessário, e verificar a exposição ao sol dos canteiros”, revela. O estudante afirmou ainda que pretende continuar no projeto até terminar o curso e diz já estar se organizando para fazer uma pequena horta na sua residência.