Com o intuito de informar e debater com os estudantes do IF Sertão-PE, câmpus Serra Talhada, temas pertinentes e de interesse social, foi realizada na manhã da última terça-feira (12), uma palestra acerca das drogas e seus efeitos. O evento foi ministrado pelo professor de sociologia do câmpus, Cícero Muniz e pelo enfermeiro também do Instituto, Ícaro Kleysson.
A primeira explanação foi feita pelo professor Cícero, que discutiu o viés antropológico e social do uso das drogas. Para Cícero, esse tipo de palestra quebra o conceito de que a formação técnica apenas capacita o profissional em sua área de trabalho. A proposta é oferecer desenvolvimento humano e cidadão para a vida dos futuros profissionais. “Apresentamos as informações da maneira mais clara possível, com poucas ideias pré-concebidas. Queremos estimular os alunos a se questionarem a respeito da forma como o combate as drogas está sendo tratado em sua cidade, estado e país”, salientou.
Em seguida, Ícaro apresentou informações acerca dos efeitos do uso das drogas no organismo do indivíduo, detalhando os diversos tipos de substâncias a fim de prevenir e educar os estudantes sobre o tema. A palestra faz parte de uma iniciativa de Educação e Saúde do câmpus e também uma forma de assistência estudantil. Antônio Lima, aluno do curso técnico subsequente em refrigeração e climatização, conta o quanto são positivas ações desse tipo em sua formação. “A palestra de hoje serviu como um alerta para nós estudantes. E esse alerta vindo daqui do IF Sertão-PE, é mais uma forma de conhecimento para passarmos pros nossos amigos, familiares e conhecidos”, concluiu.
A ideia é continuar realizando encontros como este mensalmente, sempre trazendo temas de relevância social, psicológica, cidadã e de bem estar para os estudantes. Dessa maneira, a Instituição se consolida como uma referência para os jovens não apenas de conhecimento técnico, mas também humano.