Entre os dias 20 e 23 de setembro, servidores ligados à área de Gestão de Pessoas do IF Sertão-PE participaram do XXXVI Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP), que este ano ocorreu em Natal (RN).
O evento acontece anualmente, reúne servidores da área de todos os Institutos e Universidades Federais do Brasil e tem por objetivo apresentar e discutir importantes temas relacionados à gestão com pessoas, valorizando o potencial humano das instituições, e ainda, proporcionar a troca de experiências e a disseminação de boas práticas nas Instituições Federais de Ensino.
“Este ano, em uma ação inédita, foi possível encaminhar representantes da Gestão de Pessoas de todos os campi, além da Reitoria, totalizando doze participantes. Mais que uma ação de capacitação, a participação dos servidores visa integrá-los à gestão de pessoas e a disseminação de ideias e boas práticas que permitirão à Instituição melhorar os serviços oferecidos, além de possibilitar aos campi maior autonomia na realização dos trabalhos desta natureza”, avalia o Diretor de Gestão de Pessoas do IF Sertão-PE, Jean Lúcio Santos.
A programação do evento contou com palestras, conferências, apresentações de banners e apresentações orais e relatos de experiências, dentre outras atividades. O servidor Thiago Luiz, da Secretaria de Gestão de Pessoas do campus Petrolina, aprovou a participação no evento. "Foi de grande valia, pois obtivemos atualizações sobre o que há de vir para a gestão de pessoas como o assentamento funcional digital, novos entendimentos jurídicos sobre as pessoas com deficiência, sobre ergonomia e alimentação”, destaca. A servidora Zailde Silva, da DGP, revela outros aspectos importantes da experiência. “Além de favorecer o entrosamento com os servidores das SGPs dos campi, o ENDP me possibilitou conhecer a realidade e desafios de outros colegas, como o trabalho de Qualidade de Vida no ambiente de trabalho desenvolvido pelo IFRN - tão bem estruturado e que já faz parte da cultura dos servidores", relata.