As potencialidades econômicas do Vale do São Francisco, em relação ao aproveitamento da cadeia do vinho na atração de turistas, foram debatidas na manhã desta terça-feira (28), durante o I Seminário de Enoturismo. O evento aconteceu no auditório do câmpus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE e foi promovido por estudantes do curso de Viticultura e Enologia.
Em discussão, aspectos positivos e negativos dos roteiros enoturísticos, do trabalho de empresas de turismo e da enogastronomia, além de sugestões de ação para a melhoria desse trabalho. Para isso, os estudantes realizaram uma pesquisa junto a estabelecimentos, onde conheceram e avaliaram os serviços oferecidos. “Foi o resultado de um trabalho de quatro meses, no qual os estudantes se empenharam bastante e conseguiram adquirir e apresentar muitos conhecimentos e sugestões para o que a gente pode melhorar”, disse a professora Mariana Barros.
Para a estudante Solange Frasão, a região tem um excelente potencial, mas ainda não é devidamente trabalhado. “O seminário foi muito importante para a gente conhecer a situação do enoturismo, conhecer outros serviços que o turista usufrui quando vem por aqui. Com isso nós percebemos que há muitas deficiências e está necessitando muito de apoio governamental, de investimentos de empresas e de uma maior divulgação”, afirmou. O aluno Ayrlan Oliveira destacou ainda a importância de conhecer e valorizar as riquezas do Vale. “Podemos chegar a patamares elevados, basta fomentar ações para isso”, considerou.
O evento foi encerrado com a palestra da turismóloga Cynthia Clause, que apresentou as singularidades do enoturismo na região. “São ações dessa forma, essa troca de informações e experiências, que é possível a gente desenvolver, crescer”. Para Cynthia, uma oportunidade também de motivar e contribuir com a formação dos alunos.