Estudantes do primeiro ano do curso Médio Integrado em Agropecuária do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE participaram, nesta segunda-feira (19), da primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).
Segunda fase acontecerá no dia 21 de setembro
Mais de um milhão de estudantes em todo o país participam do desafio, que está na quarta edição. De acordo com o professor Vitor Lorenzo, é uma oportunidade de os alunos testarem seus conhecimentos e se prepararem para futuros exames. “É uma forma de despertar o interesse deles pela ciência”, afirmou o docente, que é responsável pela avaliação no campus, ao lado das professoras Elizângela Souza e Renata Rodrigues.
Para a aluna Ana Carolina Melo, a prova é um desafio. “Mesmo não tendo visto todos os assuntos cobrados, é importante a nossa participação, porque já é uma base para o Enem, além de abrir nossa cabeça para novos assuntos”, disse.
A segunda fase da Olimpíada acontecerá no dia 21 de setembro. Ao todo serão concedidas até cinco mil medalhas de ouro, prata e bronze, além de menção honrosa para os premiados. A ONC é organizada pela Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Química, Instituto Butantan e pela Sociedade Astronômica Brasileira, a partir de um convite do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).