Ao longo deste semestre, as aulas do terceiro ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária do campus Floresta do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) ganharam cara nova. Uma proposta implantada na disciplina de Forragicultura tem promovido práticas interdisciplinares na fazenda-escola do campus, abordando o cultivo de plantas forrageiras em sequeiro.
Idealizado pela professora Fabiana Dantas, o projeto foi apoiado por outros professores e toda a equipe técnica da fazenda-escola. “A ideia surgiu a partir da necessidade de realizar prática. Pretendemos oportunizar aos alunos a vivência das temáticas estudadas em sala de aula, desde o preparo do solo, plantio e monitoramento do desenvolvimento de plantas forrageiras utilizadas na alimentação animal no semi-árido” esclarece.
A finalidade desta atividade é também promover a integração das disciplinas técnicas e desenvolver no educando a visão crítica, domínio do saber e pesquisa aplicada. Como produto dessa disciplina os alunos irão promover o I Workshop de Forragicultura no Campus Floresta, dia 06 de outubro, quando os próprios estudantes serão os palestrantes de temáticas ligadas a alternativas alimentares e produção de pastagens no semiárido.