1. Sobre o curso
O curso superior de Licenciatura em Matemática visa à formação do professor de modo integral, contribuindo para a disseminação desse saber nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins. A partir de sua prática docente, deverá contribuir para formação humana de estudantes, possibilitando-lhes a conquista permanente da consciência crítica de mundo em prol da justiça social, respeito à diversidade humana, cuidados com o meio ambiente e maior consciência dos direitos e deveres necessários ao exercício da cidadania. Possibilidades de atuação: O licenciado em Matemática é capacitado para atuar na Educação Básica nas suas etapas (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidades (educação de jovens e adultos, educação especial, educação profissional e técnica de nível médio, educação escolar indígena, educação do campo, educação escolar quilombola e educação a distância).
2. Carga horária
- Carga Horária Mínima de Integralização: 3.655 horas
- Estágio: 420 horas
- Disciplinas Optativas: --
- Disciplinas Eletivas: --
- Trabalho de Conclusão de Curso: 60 horas
- Atividades Complementares: 200 horas
- Período Mínimo de Integralização: 9 semestres
- Número Total de Vagas: 40 em entrada única por ano
3. Informações básicas
- Conceito do Curso (CC): 3 (2023)
- Conceito Preliminar do Curso: --
- Enade: --
- Índice Geral de Cursos (IGC): --
- Conceito Institucional: 4 (2023)
- Turno: Noturno/Vespertino
- Modalidade: Presencial
- Conceito do Curso (CC): 3 (2012)
4. Formas de ingresso
O candidato deve ter concluído o ensino médio e submeter-se a um dos processos abaixo:
- Processo regular - Ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com base na nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo complementar - Candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo de vagas remanescentes - Processo seletivo para preenchimento de vagas ociosas, através dos critérios de transferência interna e externa, ingresso de outras IES, professor da rede pública de ensino e portador de diploma.
5. Colegiado do curso
O colegiado de curso é órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Composição
6. Núcleo Docente Estruturante
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, avaliativo, propositivo e de assessoramento ao colegiado de curso, responsável pela concepção, implantação, acompanhamento e constante avaliação e atualização de Projeto Pedagógico do Curso (PPC), oferecendo subsídios que visam à melhoria e consolidação dos mesmos.
Composição
7. Documentos
Projeto pedagógico e matriz curricular