-
Última Atualização: 25 Março 2024
-
Criado: 26 Abril 2017
-
Acessos: 27802
1. Sobre o curso
O crescimento e a sustentabilidade da indústria de transformação de alimentos exigem profissionais qualificados, com conhecimentos científicos, aptos a desenvolverem inovações tecnológicas. A formação de Tecnólogos em Alimentos surge da necessidade da região e mesmo do país, de contar com profissionais preparados, com uma prática intensiva, utilizando as mais modernas tecnologias para desenvolver seus conhecimentos na área de gestão, processamento e controle de qualidade de produtos alimentícios, fundamentais para o crescimento da comercialização, adequando-se às normas de qualidade do mercado de alimentos. Além do cenário tecnológico já identificado, alia-se a especial significação social e econômica, que poderá ser alavancada pela moderna elaboração e conservação de alimentos, que se instalará na região com a disponibilização dos profissionais egressos do Curso de Tecnologia em Alimentos do IFSertãoPE, campus Petrolina.
2. Organização curricular
- Carga Horária Mínima de Integralização: 2860 horas
- Estágio: 400 horas
- Disciplinas Optativas: --
- Disciplinas Eletivas: --
- Trabalho de Conclusão de Curso: --
- Período Mínimo de Integralização: 6 semestes
3. Informações básicas
- Conceito do Curso (CC): 4 (2012)
- Conceito Preliminar do Curso (CPC): 3 (2011)
- Enade: 3 (2011)
- Índice Geral de Cursos (IGC): --
- Conceito Institucional (CI): 4 (2023)
- Turno: Matutino/Vespertino
- Modalidade: Presencial
- Número Total de Vagas: 64
- 1.º Semestre: 32 vagas
- 2.º Semestre: 32 vagas
4. Formas de ingresso
O candidato deve ter concluído o ensino médio e submeter-se a um dos processos abaixo:
- Processo regular - Ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com base na nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo complementar - Candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
- Processo de vagas remanescentes - Processo seletivo para preenchimento de vagas ociosas, através dos critérios de transferência interna e externa, ingresso de outras IES, professor da rede pública de ensino e portador de diploma.
5. Colegiado do Curso
O colegiado de curso é órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico de atividade de ensino, pesquisa e extensão, que será constituído para cada um dos cursos superiores do IFSertãoPE. O colegiado do curso de Tecnologia de Alimentos do IFSertãoPE - Campus Petrolina foi designado pela Portaria n.º 30 de 16 de fevereiro de 2024.
6. Núcleo Docente Estruturante
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, avaliativo, propositivo e de assessoramento ao colegiado de curso, responsável pela concepção, implantação, acompanhamento e constante avaliação e atualização de Projeto Pedagógico do Curso (PPC), oferecendo subsídios que visam à melhoria e consolidação dos mesmos. O NDE do curso de Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do IFSertãoPE - Campus Petrolina foi instituído pela Portaria n.° 267 de 26 de outubro de 2022.
Minuta da Resolução do Núcleo Docente Estruturante (NDE)
7. Documentos
Atos regulatórios e normativas
Reconhecimento do curso (2004)
Renovação de reconhecimento (2012)