Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Educação Intercultural Indígenas e Quilombolas

Disciplinas ofertadas

Em cada semestre/módulo são definidos por eixos-temáticos, correspondentes componentes disciplinares e carga horária:

Módulo I - Dimensões político-epistêmicas (128h)

Disciplina: Seminário de abertura do curso - Desafios à Educação Escolar Indígena e Quilombola: dimensões político-epistêmicas I – (15h)

Disciplina: Interculturalidade, Decolonialidade e Políticas Públicas Educacionais para populações indígenas e quilombolas (30h)

Disciplina: Educação Escolar Indígena e Quilombola: projetos, experimentações e desafios (30h)

Disciplina: Prática de pesquisa orientada 1 – Redação do Projeto de Pesquisa (30h)

Disciplina eletiva: Elementos Fundamentais da Pesquisa Científica (30h)

Módulo II – Dimensões didático-curriculares (128h)

Disciplina: Seminário de abertura do curso - Desafios à Educação Escolar Indígena e Quilombola: dimensões político-epistêmicas II – (15h)

Disciplina: Desenvolvimento curricular intercultural e Pedagogia Decolonial (30h)

Disciplina: Desenvolvimento de recursos didáticos em perspectiva intercultural e decolonial (30h)

Disciplina: Prática de pesquisa orientada 2 – Coleta de informações (30h)

Disciplina eletiva: Movimentos etnográficos e cartográficos na produção de Pesquisas no contexto indígena e/ou quilombola (30h)

Módulo III – Dimensões político-gerenciais e econômico-produtivas (128h)

Disciplina: Seminário de abertura do curso - Desafios à Educação Escolar Indígena e Quilombola: dimensões político-epistêmicas III – (15h)

Disciplina: Para de uma gestão escolar intercultural e decolonial: poder local, organização, luta e identidade (30h)

Disciplina: O lugar da escola no projeto de indígenas e quilombolas: autonomia, soberania e arranjos produtivos locais (30h)

Disciplina: Prática de pesquisa orientada 3 – Análise de informações e produção do TCC (30h)

Oferta de disciplina eletivas: A produção de textos na academia: artigo científico (30h) e Educação das Relações Étnico-raciais e Diversidade (30h)

Módulo IV - Culminância (68h)

Disciplina: Prática de pesquisa orientada 4 – Conclusão do TCC (30h)

Disciplina: Seminário de apresentação dos TCC (30h)

Disciplina: Seminário de culminância do curso (15h)

  • Interculturalidade
  • Decolonialidade
  • Educação Escolar Indígena e Quilombola