Oitava edição do Semiárido Show começa na próxima terça-feira, 19, com o apoio do IF Sertão-PE

Acontece entre os dias 19 e 22 de novembro, na Embrapa Semiárido, que fica localizada na BR 428, Km 152, zona rural de Petrolina/PE, a oitava edição do Semiárido Show, considerado o maior evento de inovação em agropecuária do nordeste. Com entrada gratuita e estimativa de público de 20 mil pessoas entre agricultores, produtores, estudantes, pesquisadores e profissionais do setor agrícola provenientes dos nove estados que compões a região semiárida brasileira, além do público em geral, o evento apresenta alternativas e tecnologias de convivência com o semiárido para o desenvolvimento sustentável da produção rural.

O Semiárido Show é uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA); da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) integra o conglomerado de 40 instituições que apoiam o evento, ligadas às áreas de ensino; pesquisa; assistência técnica e extensão rural; empreendimentos de base tecnológica; do setor de inovação; instituições financeiras públicas; Sistema S; governos municipal, estaduais (Pernambuco, Bahia e Piauí) e federal; além dos diversos setores alinhados à produção agrícola da região.

Este ano, o tema do Semiárido Show será “Inovações e Dinâmicas de Desenvolvimento Regional” e durante os quatro dias do evento serão realizados mais de 50 minicursos, oficinas, palestras, seminários temáticos e exposições. Nos estandes do IF Sertão-PE, os visitantes da 8º Semiárido Show encontrarão exposição de sistemas de reuso de água; fenos com forragem da caatinga; sistemas fotovoltaicos; exposição Food Tech II; cantinho da batata-doce espalhando ramas pelo sertão; horto medicinal; caprinos e ovinos.

Dentre os cursos e oficinas ofertados pelo IF Sertão-PE durante o Semiárido Show, estão os de Produção de Leite de Coalho; Produção de Iogurte de Leite de Cabra; Beneficiamento de Produtos à base de Tamarindo; Fitoterápicos de Plantas Medicinais da Caatinga, Manejo de Reuso de Água, Energia Solar Fotovoltaica: a importância para o desenvolvimento sustentável; Classificação dos Consumidores de Energia; Biogás e Biometano, Manejo Sanitário de Caprinos; Linfadenite Caseosa, como proceder diante desta enfermidade?; Vias de Aplicação de Medicamentos em Pequenos Ruminantes; Doces Finos; Oficina de Gelados Comestíveis Utilizando os Frutos Produzidos no Sertão Pernambucano e Conhecimentos Básicos Sobre Cerveja e Harmonização.

O assessor do Departamento de Extensão e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão do IF Sertão-PE, Clésio Morgado, acrescenta ainda que, durante a realização do Semiárido Show, serão firmadas parcerias, acordos de cooperação, convênios e intercâmbios que devem beneficiar estudantes e servidores da Instituição. “Os estandes do IF Sertão-PE serão espaços destinados à divulgação dos nossos cursos, serviços e produtos disponibilizados pela Instituição, bem como propiciar a troca de experiências entre os participantes do evento”, concluiu Morgado.

Acesse aqui o link para o site oficial do Semiárido Show, com a programação completa do evento.

Acesse aqui o folder do Semiárido Show.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br