IF Sertão-PE marca presença na oitava edição do Semiárido Show

Atividades de pesquisa, ensino e extensão do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) são um dos destaques durante a oitava edição do Semiárido Show, que acontece até esta sexta-feira (22), na Embrapa Semiárido, zona rural de Petrolina, abordando como tema “Inovações e Dinâmicas de Desenvolvimento Regional”.

O Sistema de reuso de água cinza chamou atenção de pequenos produtores

O produtor rural de Dormentes, Francisco Rodrigues, foi uma das centenas de pessoas que conheceram os projetos apresentados por estudantes e professores. Para ele, a possibilidade de reúso de água cinza, ou seja, a água utilizada em atividades domésticas, para irrigação foi o que chamou mais atenção. “Tudo aqui é muito importante, mas esse sistema me despertou a curiosidade e o interesse em ter na minha área”, afirmou.

Os estudantes de Eletrotécnica do campus Petrolina apresentaram uma alternativa para geração de energia elétrica

Os estudantes de Eletrotécnica do campus Petrolina, Yuri Batista, Ítalo Canturil e Bruno Batista apresentaram uma alternativa de geração de energia elétrica para produtores que estão distantes da rede convencional: o sistema de geração de energia solar off grid, que é feito através de placas fotovoltaicas e baterias. “O trabalho foi desenvolvido durante a disciplina de Meio Ambiente. Estamos gostando muito da experiência de passar conhecimentos para as pessoas e mostrar essa possibilidade”, disse Ítalo.

Equipe do Horto Medicinal Orgânico

O projeto Horto Medicinal Orgânico do campus Petrolina Zona Rural levou para o evento os saberes tradicionais das plantas medicinais e as diversos produtos feitos a partir delas, como lambedor, sabonetes, géis, pomadas e balas. A professora Flávia Cartaxo, orientadora do Horto, ministrou ainda minicurso  “Fitoterápicos de plantas medicinais da Caatinga”.

Mostra itinerante do projeto "Pro cabovo vê - o sertão e seus acervos"

Outro destaque apresentado pelo IF Sertão-PE é a mostra itinerante “Pro caboco vê – o sertão e seus acervos”, projeto orientado pela professora Márcia Farias, do campus Salgueiro, que tem como objetivo a preservação da cultura nordestina. O bolsista Hayrton Roberto apresentou para os visitantes objetos antigos e suas histórias, uma forma de reforçar a identidade regional.

Os estudantes do campus Ouricuri, Érica Nascimento e Arnaldo Siqueira participaram pela primeira vez do evento

Os alunos do curso de Agropecuária do campus Ouricuri, Érica Nascimento e Arnaldo Siqueira participaram pela primeira vez do evento. Para eles, a experiência foi muito proveitosa, porque puderam ver na prática muitos dos conteúdos aprendidos em sala de aula. “Conhecemos um sistema de irrigação que queremos levar para nosso campus como projeto”, afirmou Érica.

O Semiárido Show é uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA); da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O IF Sertão-PE integra o conglomerado de 40 instituições que apoiam o evento, ligadas às áreas de ensino; pesquisa; assistência técnica e extensão rural; empreendimentos de base tecnológica; do setor de inovação; instituições financeiras públicas; Sistema S; governos municipal, estaduais (Pernambuco, Bahia e Piauí) e federal; além dos diversos setores alinhados à produção agrícola da região.

Acesse aqui o link para o site oficial do Semiárido Show, com a programação completa do evento.

Acesse aqui o folder do Semiárido Show.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro