-
Última Atualização: 28 Fevereiro 2020
-
Criado: 05 Fevereiro 2020
-
Acessos: 1754
Lançado edital do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação (PAEmpI) com financiamento para produção material dos projetos
Desde 2017, servidores do IF Sertão-PE interessados em empreender, inovar e criar novas oportunidades de negócio, podem executar seus projetos por meio do edital do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação (PAEmpI). O Programa é baseado na pesquisa aplicada, o que concede maiores garantias para que a ideia saia do papel e seja alçada ao mercado. No PAEmpI, os desenvolvedores recebem recursos financeiros e capacitação na área de gestão, fornecida pela equipe da Incubadora do Semiárido (ISA), até que os projetos sejam integralmente implementados, de modo que o Programa tem se consolidado, com o aumento no número de ideias aprovadas a cada edição. Agora, surge mais uma oportunidade com o lançamento do edital n° 01/2020, publicado nesta quarta-feira, 5, cujas inscrições estarão abertas de 11 de fevereiro a 13 de março de 2020. Cada projeto contemplado fará jus ao financiamento de R$ 5 mil.
No distrito de Caboclo, município de Afrânio/PE, distante 120 Km de Petrolina/PE, diversos produtos à base de tamarindo colhidos na região são processados e comercializados
O PAEmpI envolve iniciativas que vão dos start ups (organizações produtivas emergentes, geralmente de base tecnológica), spin offs acadêmicas (espécie de subproduto surgido a partir de uma criação máster oriunda de pesquisa acadêmica), negócios da economia criativa, negócios de impacto social, prototipagem e prova de conceito. A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Luciana Cavalcanti, fala sobre a evolução do PAEmpI até aqui. “Diferente dos demais programas de estímulo à pesquisa, no PAEmpI os recursos são destinados à execução do projeto, com aquisição de materiais de consumo e equipamentos necessários ao seu desenvolvimento. Os frutos do Programa já começam a ser colhidos, uma vez que alguns produtos, a exemplo dos oriundos do tamarindo, que são produzidos em parceria com um grupo de mulheres da comunidade do Caboclo, em Afrânio, já são comercializados com excelente aceitação, de acordo com a equipe envolvida", afirmou a pró-reitora.
Tortilha criada a partir de ideia financiada pelo PAEmpI une os nutrientes do milho à versatilidade e rapidez de um fast food
Outro exemplo exitoso no âmbito da produção alimentícia é o “Estudo de Interação entre as Gomas Xantana, Guar e Carboximetilcelulose na Textura das Tortilhas de Milho”, que se encontra em fase de prototipagem e estudo de mercado, e de acordo com os pesquisadores responsáveis, em breve poderão ser encontradas no mercado local. Essas tortilhas unem o sabor e o valor nutritivo do milho à praticidade do alimento rápido, os chamados fest foods, muito em evidência nos dias atuais.
Copa da carne do porco preto da caatinga é um alimento rico em proteína com sabor diferenciado
Ainda na área de alimentos, a copa suína feita da carne do porco preto da caatinga, espécie local cujo abate e processamento dá origem a uma refeição rica em proteínas, é outro exemplo que vem rendendo bom resultado e aceitação. Além da copa, a produção envolve ainda o processamento para linguiças e presuntos. Mas não só dos produtos alimentícios vive o PAEmpI. O Programa financia pesquisas em diversas outras áreas. Outro projeto financiado e concretizado chama-se Lab-on-drone, que utiliza a tecnologia aeroespacial como aliada na coleta de amostras de ar e água na atmosfera e nos espaços de difícil acesso. Os módulos coletores são instalados em drones (veículos aéreos não tripulados), também conhecidos como aeronaves remotamente pilotadas, de modo que a análise qualitativa da água e do ar encontra aplicações em áreas como a agricultura e o meio ambiente.
Lab-on-drone lança mão da tecnologia aeroespacial para auxiliar na análise de amostras de ar e água da atmosfera
Há ainda o projeto denominado PetMonitor, uma solução inteligente para monitoramento de animais pet baseada na internet das coisas. A internet das coisas pode ser entendida como uma forma de transmissão de dados com vistas ao monitoramento e acionamento de objetos e equipamentos em espaços cotidianos, a exemplo das residências. No caso do PetMonitor, esse princípio é utilizado para monitorar o fornecimento de alimento e água para cães ou gatos de estimação nos momentos em que o dono/criador estiver ausente, mas de acordo com o idealizador, a ideia é beneficiar também os animais que vivem nas ruas.
PetMonitor auxilia no monitoramento e fornecimento de alimentação para animais de estimação
Por fim, pertence ainda ao rol de produtos desenvolvidos em 2019 com recursos do PAEmpI, o Mini-fotômetro em Fluxo, utilizado para determinações multiparâmetros em amostras de água com aplicação em diversas áreas que utilizem esse recurso natural. Todos esses projetos tornaram-se realidade em 2019 graças ao edital do PAEmpI, perfazendo um total de seis aprovações, o que representa um aumento de 50% no número de projetos contemplados pelo Programa em comparação ao ano anterior, quando foram viabilizadas quatro iniciativas. Esse crescimento denota um aumento no interesse dos servidores em empreender e inovar na criação de soluções práticas que facilitem a vida das pessoas, gerando oportunidades de negócios e benefícios para a sociedade.
Acesse aqui o edital 01/2020 e seus anexos, com todas as informações sobre o fomento de novos projetos para o PAEmpI 2020.
Reitoria
- Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil - ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
- (87) 2101-2350