CPA divulga questionário de Autoavaliação Institucional

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IF Sertão-PE disponibilizou, nesta quarta-feira (05), o questionário de autoavaliação institucional, elaborado conforme diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior(CONAES). O preenchimento do questionário poderá ser realizado até o dia 29 de fevereiro, por todos os servidores técnico-administrativos em educação, professores e alunos dos cursos superiores, de todos os campi da instituição. As respostas dos questionários serão analisadas em conjunto com outros documentos e apresentadas no segundo relatório parcial que será encaminhado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), preservado o sigilo da identidade dos respondentes.

A Autoavaliação Institucional é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), também composto pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e pela Avaliação Externa.  Seus resultados são utilizados pelo INEP/MEC no recredenciamento, reconhecimento/renovação dos cursos superiores.

O Relatório de Autoavaliação é submetido anualmente, por meio do Sistema e-MEC, ao longo de um período de três anos. Nos 2 primeiros anos, o relatório deverá ser inserido em sua versão parcial. No terceiro ano, será inserido em sua versão integral, explicitando uma análise global em relação ao PDI e a todos os eixos avaliados do instrumento. O questionário apresentado para avaliação contempla os seguintes eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional e Políticas Acadêmicas. No tota,l são cinco aspectos avaliados, os eixos referentes a politicas de gestão e infraestrutura já foram avaliados e disponibilizado anteriormente na pagina da CPA (acesse aqui).

A CPA, prevista no Art. 11 da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004 e institucionalmente pela Resolução nº 41/2015 do Conselho Superior, tem as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição,  sistematização e  prestação das informações solicitadas pelo INEP, tendo atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

Aluno de curso superior em 2019, acesse aqui o questionário.

Professor de curso superior em 2019, acesse aqui o questionário.

Técnico-Administrativo em Educação de qualquer área em 2019, acesse aqui o questionário.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br