-
Última Atualização: 05 Março 2020
-
Criado: 05 Março 2020
-
Acessos: 1788
Diretores-gerais dos sete campi do IF Sertão-PE participam de Seminário de Capacitação e são empossados em sessão solene
“Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente”, foram versos entoados pela cantora, instrumentista, compositora e graduanda do curso de Licenciatura em Música do campus Petrolina, Andrezza Santos, na tarde desta quarta-feira (4), no auditório da Fundação Nilo Coelho, durante a abertura da sessão solene de posse dos diretores-gerais dos sete campi do IF Sertão-PE. A escolha da composição “Tocando em Frente”, de Renato Teixeira e Almir Sater, foi uma oportuna mensagem para aqueles que ao longo dos próximos quatro anos serão responsáveis por compor, além da sua história pessoal e profissional, a trajetória de cada campus da instituição.
Graduanda de Licenciatura em Música, Andrezza apresentou duas músicas na sessão solene: Tocando em Frente, de Renato Teixeira e Almir Sater, e Ciranda Feminina, de sua autoria
Para compreender a marcha administrativa que terão pela frente, ao longo desta semana os novos gestores e outros servidores que atuam na gestão participaram de um Seminário de Capacitação. A programação, ocorrida no auditório da reitoria, teve início na segunda-feira (2), com a participação da reitora Leopoldina Veras, seguida por momentos com as pró-reitorias de Ensino, Desenvolvimento Institucional, Orçamento e Administração, Extensão e Cultura e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. À tarde, os diretores trataram sobre planejamento e tiveram apresentação da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do IF Sertão-PE.
Na manhã desta terça-feira (3), os gestores eleitos assistiram a uma palestra sobre Governança, ministrada pelo auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Isvaldo Lima Filho. A tarde foi dedicada à apresentação conduzida pela Procuradoria do IF Sertão-PE, a respeito de processos disciplinares, procedimentos, punições e o papel dos diretores. Também foi realizada palestra sobre a Auditoria Interna do Instituto, apresentando o setor, seu funcionamento, importância para a instituição e procedimentos padrões de auditoria. Outro setor apresentado aos novos diretores-gerais foi a Ouvidoria do IF Sertão-PE. Ao longo das palestras, foi possível aos participantes tirarem dúvidas sobre o funcionamento de cada setor.
Os gestores assistiram a uma palestra sobre Governança na manhã desta terça-feira (3)
Já nesta quarta-feira pela manhã (04), a programação foi dedicada à pró-reitoria de Orçamento e Administração, que esclareceu aos presentes temas relacionados à gestão de recursos financeiros dos Institutos Federais, tais como a elaboração da matriz orçamentária e as variáveis envolvidas na execução do orçamento, dentre outros temas indispensáveis ao funcionamento dos campi. O novo diretor-geral do campus Ouricuri, Paulo Alvacely, falou sobre a expectativa para o período de gestão. “Esperamos trabalhar de forma coletiva, participativa e humana, pois acredito que nos unindo podemos fortalecer o campus Ouricuri e a Rede Federal. Mesmo diante desse período de dificuldades, acredito ser possível manter a eficiência e a qualidade do nosso trabalho”, avaliou.
O diretor-geral reeleito do campus Petrolina, Fabiano Marinho, também falou sobre a nova gestão. “É um período de desafios ainda maiores em termos de recursos financeiros e de pessoal, porém a experiência de quatro anos na direção do campus e o trabalho em equipe nos ajudarão a cumprir nossos objetivos, formar nossos alunos e inseri-los no mercado de trabalho”, afirmou. Durante a cerimônia de posse, Fabiano discursou em nome dos diretores-gerais eleitos na última consulta à comunidade - Rozineuman Leal (campus Floresta), Paulo Alvacely (campus Ouricuri), Erbs Cintra (campus Petrolina Zona Rural), Josenildo Forte (campus Salgueiro), Humberto Alencar de Sá (campus Santa Maria da Boa Vista) e Alex de Souza Magalhães (campus Serra Talhada). Em sua explanação, exaltou o trabalho em equipe desenvolvido em cada unidade administrativa para aperfeiçoar as políticas voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão.
O diretor-geral reeleito do campus Petrolina, Fabiano Marinho, falou em nome dos diretores-gerais eleitos para o quadriênio 2020/2024
Representando os diretores-gerais do quadriênio 2016/2020 - Vera Lúcia Filha (campus Floresta), Rejane Rodrigues (campus Ouricuri), Josenildo Forte (campus Salgueiro), Fabiano Marinho (campus Petrolina), Maria Gomes (campus Santa Maria da Boa Vista) e Kleyton Nunes (campus Serra Talhada), a ex-diretora do campus Petrolina Zona Rural, Jane Perez, destacou a força do trabalho coletivo. “Todos os avanços conquistados em cada campus foram oriundos do trabalho de todos os servidores que estiveram à frente do campus e do apoio da reitoria. Eu quero parabenizar cada diretor que junto com sua equipe soube desenvolver as ações e consolidar seus campi em suas regiões e o Instituto Federal como instituição de ensino forte, de qualidade, gratuita e quem vem transformando a vida de inúmeros sertanejos”, afirmou. Como forma de reconhecimento pela contribuição prestada na condução dos campi, os servidores que assumiram a Direção-Geral nos últimos quatro anos receberam uma homenagem da instituição: um diploma de honra ao mérito.
A ex-diretora do campus Petrolina Zona Rural, Jane Perez, destacou a força do coletivo em discurso na sessão solene
A singela homenagem foi entregue pela reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras. Em sua exposição na cerimônia de posse, ela fez um balanço das ações desenvolvidas ao longo de sua primeira gestão na reitoria do instituto, que no 12 de abril completa quatro anos, destacando iniciativas de acessibilidade, estruturação dos campi, interiorização da educação e participação da comunidade na gestão administrativa. “Hoje é um dia muito importante porque nós estamos aqui fechando um ciclo e iniciando outro e dizendo para a sociedade que nós defendemos um processo de escolha de nossos representantes pela comunidade acadêmica. O fortalecimento da democracia se dá a partir de ações como essas”, destacou.
A reitora Leopoldina Veras destacou as ações de fortalecimento da democracia
Única servidora eleita para assumir a Direção-Geral de um dos sete campi do IF Sertão-PE no quadriênio 2020/2024, a professora Rozineuman Leal, diretora-geral do campus Floresta, enxerga na possibilidade de assumir a gestão do campus uma oportunidade de contribuir de forma diferente para a melhoria da educação. “A gente sabe que existem desafios, mas vamos com as melhores perspectivas de somar, de poder colaborar, consolidar o instituto federal como uma instituição forte com ensino público de qualidade e ir transformando cada vez mais a educação na região”.
Gestores do IF Sertão-PE: reitora, pró-reitores e diretores-gerais
A sessão pioneira de posse coletiva de todos os diretores-gerais eleitos pela comunidade acadêmica do IF Sertão-PE contou ainda com a presença do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que enfatizou a união dos campi como resultado de um Instituto Federal que é referência para o semiárido nordestino e o sertão brasileiro. “A prefeitura de Petrolina muito se orgulha de ser parceira do Instituto Federal. Fico feliz de poder estar aqui para desejar sorte aos novos diretores e agradecer aos que passaram pelo legado deixado”, afirmou.
O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, destacou as parcerias com o Instituto Federal no fortalecimento do ecossistema tecnológico do município
Além do prefeito Miguel Coelho e da reitora Leopoldina Veras, compuseram a mesa de honra da sessão solene de posse dos diretores-gerais dos sete campi do IF Sertão-PE o prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, representantes da prefeitura de Floresta, Luanda Gomes, da prefeitura de Juazeiro, Lucinete Alves, e do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, Capitão Amaral, o superintendente do Incra, Bruno Medrado, e a procuradora federal do IF Sertão-PE, Letícia Alcântara.