Comissão Própria de Avaliação IF Sertão-PE realiza momentos de sensibilização nos campi

Entre os dias 05 de fevereiro e 07 de março, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do  IF Sertão-PE realizou, nos campi, encontros de sensibilização com a comunidade acadêmica  sobre a importância de participação no processo de autoavaliação institucional.

Comissão Central e local da CPA do Campus Salgueiro em diálogo com comunidade acadêmica, no Auditório.

Diversas ações de mobilização aconteceram nas unidades durante o período, buscando sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à necessidade do preenchimento do questionário de Autoavaliação. Visitas e diálogos com coordenações dos cursos superiores, visitas às salas de aulas, divulgação por intermédio de material gráfico (fixação de cartazes), redes sociais, envio de e-mails institucionais e mensagens foram algumas das ações.

Em todos os campi, a comunidade acadêmica foi orientada a realizar o preenchimento

“Enquanto aluna, achei muito pertinente e interessante a ação, porque era algo que a gente ainda não tinha muito conhecimento, até então.  Foi importante pra nós, porque  supriu as nossas dúvidas e foi esclarecido muita coisa que desconhecíamos. Além disso, pude perceber a importância do IF Sertão-PE, da CPA, do curso de Licenciatura em Química e, principalmente, no que estamos fazendo e no que iremos fazer futuramente”, disse Mirele Alves Cassimiro, aluna do  campus Ouricuri.

No Campus Ouricuri, os encontros de sensibilização foram realizados em sala de aula com presidente da Comissão central e local da CPA

Com o intuito de garantir o apoio durante o processo de Autoavaliação nos campi, a representante da Comissão Central, Anne Rose Rodrigues, foi recebida, no gabinete do IF Sertão-PE, pela reitora, Leopoldina Veras, e pela  pró-Reitora de Ensino, Maria do Socorro Tavares. Na oportunidade, foi solicitado a PROEN a confecção de documento para ser enviado a todos os diretores/chefes de departamento de ensino, orientando a todos coordenadores de curso superior que incentivassem a comunidade acadêmica quanto ao preenchimento dos questionários de Autoavaliação da CPA.

A representante da Comissão Central, Anne Rose Rodrigues, dialogou com a reitora, Maria Leopoldina Veras, sobre o trabalho desenvolvido pela CPA

Os questionários de autoavaliação institucional,  disponíveis no site no período de 05 de fevereiro a 07 de março,  contemplaram os seguintes eixos:  Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional e Políticas Acadêmicas. As respostas do instrumento de coleta de dados subsidiará construção de relatório, que é utilizado pelo INEP/MEC como um dos critérios nos processos de recredenciamento, reconhecimento/renovação dos cursos superiores.

Cartazes foram distribuídos pelas  comissões locais em pontos estratégicos dos campi

Foram dias intensos de diálogo com a comunidade. Em todos os campi do IF Sertão-PE, a comunidade pode emitir sua opinião acerca dos eixos que foram disponibilizados no questionário de Autoavaliação online.  A participação de toda a comunidade é  fundamental para que o resultado possa ser o mais aproximado possível da realidade.

Alunos do Campus Zona Rural receberam a visita da comissão nas salas de aula e tiveram suas dúvidas esclarecidas

“Consegui compreender o papel da  CPA, o que ela faz e sobre a importância de responder os questionários. Os resultados das avaliações podem interferir bastante ,porque, dependendo do resultado, se ele for ruim e se repetir, nossa instituição poderá não receber mais alunos. Assim, fica ruim pra toda Instituição em si e para as pessoas que irão se formar,  que poderá sair de uma Instituição que não é dada como de qualidade e até poderá perder oportunidades por causa disso”, disse Airton Gomes Reis, discente do curso de Licenciatura em Física do campus Serra Talhada.

As sensibilizações no Campus Serra Talhada conduzida pela presidente da CPA Central  e membros da CPA Local ocorreram no espaço da Biblioteca e nas salas de aula.

As respostas dos questionários serão analisadas em conjunto com informações que foram solicitadas aos campi e pró-reitorias, documentos institucionais e serão apresentadas no segundo relatório parcial que será encaminhado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Logo após a submissão ao sistema E-MEC será divulgado para comunidade. A autoavaliação é um importante instrumento de gestão, capaz de fornecer subsídios para o planejamento e desenvolvimento da instituição

Representes da Comissão Local do Campus Petrolina em visita as reuniões de colegiado e em salas de aula dos cursos superiores

A autoavaliação permite  identificar potencialidades institucionais, assim como, os aspectos que podem ser aperfeiçoados para que as condições da oferta do ensino, pesquisa, inovação e extensão aconteçam de acordo com as exigências do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, enfatizou Anne Rose Rodrigues,  presidente da comissão central da CPA.

Presidente da CPA acompanhou atividades desenvolvidas nos campi

A CPA, prevista no Art. 11 da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004 e institucionalmente pela Resolução nº 41/2015 do Conselho Superior, tem as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição,  sistematização e  prestação das informações solicitadas pelo INEP, tendo atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

Para consultar outras informações sobre a CPA, acesse aqui.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro