-
Última Atualização: 19 Mai 2020
-
Criado: 19 Mai 2020
-
Acessos: 1440
IF Sertão-PE tem projeto aprovado em edital nacional lançado pelo CONIF para enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus
O projeto intitulado “Sistema automático em fluxo para diagnóstico de Covid-19 utilizando RT-PCR em tempo real”, coordenado pelo professor de Química Pedro Lemos, do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, foi um dos 48 aprovados dentre mais de uma centena de inscritos no edital nº 01/2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), que é voltado exclusivamente para o enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus, causador da Covid-19.
Imagem obtida por microscopia eletrônica de varredura. O SARS-CoV-2, nome oficial do Novo Coronavírus, aparece na cor amarela. Ao fundo, em azul e roxo, vê-se a membrana de uma célula infectada (Fonte: http://coronavirus.butantan.gov.br/veja-o-coronavirus)
O projeto aprovado consiste na modificação do ciclo térmico durante o processo de reação bioquímica para identificação do vírus, com isso, obtém-se a diminuição do custo e do tempo de realização dos exames para o diagnóstico da Covid-19 pela técnica denominada RT-PCR (do inglês: Reverse Transcription Polimerase Chain Reaction), traduzida como “Transcrição Reversa Seguida da Reação em Cadeia da Polimerase”, técnica que é a recomendada pela Organização Mundia da Saúde (OMS) para o diagnóstico da doença e que consiste no monitoramento da reação usando a fluorescência para medir a quantidade de RNA (transformada em DNA complementar por meio desse processo) do vírus na amostra.
As membranas das células infectadas, ao fundo, aparecem em cor acinzentada, momento em que o vírus emerge após ter usado uma célula antes saudável para se multiplicar (Fonte: http://coronavirus.butantan.gov.br/veja-o-coronavirus)
De acordo com o projeto coordenado pelo professor Pedro Lemos, o tempo total de reação realizado pelos equipamentos convencionais varia de 90 a 180 minutos e o avanço propiciado pelo equipamento projetado pelos pesquisadores do campus Salgueiro possibilita a diminuição desse tempo para aproximadamente 15 minutos. Até esta terça-feira, 19 de maio, o Novo Coronavírus já havia infectado quase 5 milhões de pessoas no mundo, das quais, cerca de 320 mil vieram a óbito. No Brasil, único entre os dez primeiros países em número de infectados onde a curva de aceleração da pandemia continua subindo, já são aproximadamente 17 mil vítimas até hoje, de um total de 260 mil infectados, levando-se em consideração apenas os casos confirmados*. Nesse sentido, o projeto aprovado poderá contribuir para a ampliação do número de diagnósticos e, consequentemente, para a antecipação do tratamento e do isolamento dos pacientes da Covid-19.
Acesse AQUI o resultado dos projetos aprovados no edital nº 01/2020 do CONIF.
* (Fonte: https://news.google.com/covid19/map?hl=pt-BR&gl=BR&ceid=BR%3Apt-419)
Reitoria
- Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil - ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
- (87) 2101-2350