IF Sertão-PE conta com 121 alunos participantes em desafio de empreendedorismo Startup Way Federais Club

Cerca de 120 estudantes de todos os campi do IF Sertão-PE estão participando, até o início de julho, do Startup Way Federais Club, uma maratona de ideação promovida pelo Sebrae-PE e Sebraelab em parceria com institutos e universidades federais de Pernambuco. Os participantes irão propor, com diversas atividades conectadas ao empreendedorismo, a criação de soluções inovadoras que possam contribuir para superar os desafios pós-pandemia de Covid-19.

Os campi Petrolina e Petrolina Zona Rural contam com 31 inscritos no evento, cada. Já o campus Santa Maria da Boa Vista, 20 inscritos, seguido de perto pelos campi Serra Talhada e Floresta, com 18 inscritos cada. Os campi Ouricuri e Salgueiro tiveram respectivamente 2 e 1 inscritos. Os alunos participantes são provenientes de 14 cursos ofertados pelo IF Sertão-PE, dentre nível médio técnico e superior, bem como pós-graduação.

A coordenadora de Inovação do Núcleo de Inovação Tecnológica do IF Sertão-PE, Gislane Rocha, avalia como extremamente positiva a participação dos estudantes do Instituto no Startup Way Federais Club. “Estamos muito felizes, pois o evento vem agregar grandes experiências aos nossos alunos. Como é uma iniciativa que une instituições federais de todo o Estado, do litoral ao Sertão, vai ser ótimo para os alunos interagir, trocar experiências e participar desse desafio. A equipe do NIT está muito motivada e à disposição dos nossos alunos participantes”, revela Gislane.

A programação teve início na última quarta-feira (17h) com a abertura do evento. Nesta sexta-feira (12), logo mais às 17h30, haverá a palestra online “Resolvendo problemas complexos com Design de Serviço: insights para otimizar a problematização e gestão de soluções inovadoras”, ministrada pela professora e consultora Natali Garcia. A programação completa está disponível aqui.

Desafio - Todas as atividades da maratona serão realizadas de forma online. Os participantes estão divididos em equipes com 4 a 6 participantes. Cada equipe irá escolher um problema dentre os desafios propostos e criar maneiras de solucioná-lo. A programação envolve sessões de mentorias, debates, palestras e avaliações para a seleção das melhores soluções desenvolvidas.

Os cinco melhores trabalhos apresentarão a proposta para uma banca de avaliadores, no final da trilha, que terá cinco etapas. A melhor equipe também poderá participar do processo de incubação ou ganhará pontuação diferenciada, de acordo com o edital das incubadoras das instituições federais. E todas as equipes que concluírem as entregas receberão certificado de 30 horas, referente à participação de toda a trilha do Startup Way Federais Club.

A programação completa será divulgada no canal de comunicação oficial dentro da plataforma Telegram. Em todas as etapas, a Comissão Organizadora se comunicará com os participantes inscritos através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e dos grupos no Telegram para interação e  para comunicação oficial.

*Com informações da Ascom/Univasf

Reitoria