IF Sertão-PE lança edital de Chamada Interna para pré-seleção de projetos de Oficinas de Economia 4.0

Tecnologias disruptivas, inteligência artificial, internet das coisas (IoT). Esses são alguns dos novos conceitos com os quais os diversos setores produtivos terão que se familiarizar em breve, se não quiserem ficar para trás em um futuro não muito distante. As tecnologias avançam rapidamente e pensando nisso o IF Sertão-PE selecionará um projeto, por meio do edital nº 20/2020, para representar a Instituição na Chamada Pública 02/2020 – IFES/SETEC/MEC, de apoio às oficinas de Economia 4.0.

O significado e a importância da chamada Economia 4.0 pode ser entendida mais claramente por meio de alguns exemplos. Assim como a Revolução Industrial, o surgimento da automação, dos computadores pessoais e da internet modificaram os setores produtivos e a economia global, a Economia 4.0 irá moldar a maneira como os empreendimentos virão a funcionar a partir de uma nova transição tecnológica que já está em andamento. Diz respeito à Economia 4.0 o desenvolvimento de soluções para questões da vida em sociedade, por meio de tecnologias disruptivas, ou seja, que provocam rupturas nos padrões, modelos e tecnologias estabelecidos no mercado. Um exemplo prático, que se aproxima do cotidiano das pessoas, é como criar as condições para o desenvolvimento de carros híbridos decorrente da necessária transição do uso de combustíveis fósseis para as energias não poluentes.

A seleção tem como objetivos promover a imersão dos estudantes dos Institutos Federais em atividades de formação e pesquisa aplicada com foco no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso de tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação, demandadas pela Economia 4.0; capacitar professores do IF Sertão-PE nas metodologias de Oficinas 4.0 e estimular a aproximação entre a Instituição e o setor produtivo, na articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Será selecionado um projeto de implementação de Oficina 4.0 para compor a proposta do IF Sertão-PE a ser inscrita na Chamada Pública 02/2020, que por sua vez selecionará até 15 projetos de instituições da Rede Federal de todo o Brasil a serem contempladas com o programa de capacitação de estudantes denominado Oficinas 4.0.

As inscrições para o edital nº 20/2020 do IF Sertão-PE estarão abertas de 22 de junho a 10 de agosto de 2020 e podem concorrer todos os campi da Instituição. Os projetos inscritos devem formar quatro equipes compostas por um professor coordenador, quatro professores orientadores e estudantes dos cursos técnicos de nível médio, de graduação ou de pós-graduação ofertados pelo campus, que serão os bolsistas do programa. Os projetos aprovados na Chamada Pública 02/2020 – IFES/SETEC/MEC, de apoio às oficinas de Economia 4.0 farão jus aos recursos de R$ 216 mil destinados à aquisição de equipamentos (kits digitais), material de consumo e bolsas de pesquisa.

Acesse AQUI o edital nº 20/2020 com todas as informações relativas à seleção de projetos de Oficina 4.0.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro