Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Startup Way Federais Club chega ao fim; equipe mentorada por docente do IF Sertão-PE foi grande campeã 

Na tarde de ontem (02), foi realizada a cerimônia online de encerramento do Startup Way Federais Club, maratona de ideação e empreendedorismo promovida ao longo do mês de junho pelo Sebrae, Universidades e Institutos Federais de Pernambuco. Mais de 1.300 estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação do IF Sertão-PE, Univasf, Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Agreste de Pernambuco (Ufape) e IFPE participaram do evento, totalizando 253 equipes. Destas, 132 equipes chegaram à etapa de semifinal (entrega de pitch), e cinco delas à final. 


Como todo o evento, a cerimônia de encerramento também foi realizada online

A cerimônia de encerramento contou com a participação de reitores e representantes de todas as instituições envolvidas. O superintendente do Sebrae/PE, Francisco Saboya, bem como reitores de outras instituições participantes, destacaram o déficit brasileiro na área de inovação e ressaltaram a importância de eventos como o Startup Way na criação de ideias e soluções na área. Para a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, a maratona mostrou que mesmo em um período de grandes dificuldades causadas pela pandemia do novo Coronavírus, é possível, com a união das instituições, avançar e contribuir com a resolução dos problemas. “Colocamos o IF Sertão-PE à disposição para seguirmos fortalecendo os laços e os diálogos com todas as instituições envolvidas. É preciso unir a experiência dos que construíram a nossa história com a disposição de nossos jovens alunos, cheios de ideias inovadoras para os desafios que surgem no nosso dia-a-dia”, ressaltou. 

Do IF Sertão-PE, 121 estudantes participaram da maratona, cujo objetivo era criar estratégias e soluções de enfrentamento para o mundo pós-pandemia de Codid-19. Os quatro desafios postos aos participantes foram: “Volta às aulas pós-Covid”, “Agropecuária pós-Covid”, “Interação com os clientes na venda de produtos e serviços pós-Covid” e “Novos modelos de negócios pós-Covid”. Ao longo do Startup Way, as equipes participaram de mentorias, debates, palestras e avaliações para a seleção das melhores propostas. Todas as atividades foram desenvolvidas de forma remota, com o apoio de professores mentores.

Seis docentes do IF Sertão-PE participaram do evento como mentores, orientando as equipes ao longo da trilha de atividades: Fabiana Rodrigues e Marília Passos, do campus Floresta, Ítalo Araújo, do campus Ouricuri, Josilene Brito, Gislane Gava e Armando Venâncio, do campus Petrolina. As equipes “Wepe”, mentorada pela professora Marília, e “X AE A-12”, pela professora Josilene, chegaram aos Top 5 do desafio, sendo a Wepe a grande campeã do evento. Outras equipes mentoradas pelos docentes do IF Sertão-PE também ficaram entre as 50 melhores equipes da maratona, bem como estudantes da instituição. 


Equipe Wepe, campeã da maratona, sugeriu a criação de um novo aplicativo

A equipe Wepe foi formada por membros de várias instituições e sugeriu a criação do "Nambook", um novo aplicativo destinado à área de educação. Os estudantes foram Karen Vieira (Engenharia Civil - UFPE/Caruaru), Helder Silva (Administração - UFPE/Caruaru), Daniel Alves (PROFNIT/UNIVASF - Petrolina) e Yuri Ramos (Administração - UFPE/Recife). Além da professora Marília, a equipe também foi orientada pelo José Gilson Teixeira (UFPE). Para Marília, a experiência foi maravilhosa. “Me admirei com as propostas super interessantes de alunos de diferentes áreas para solucionar desafios sociais no pós-pandemia. Sobre a equipe Wepe, só posso parabenizá-los pelo 1º lugar e me sentir honrada por ter contribuído um pouco para um projeto tão lindo de aprimoramento da experiência de leitura”, afirma. A professora revela as lições aprendidas no desafio: “o desafio mostrou que todas as áreas do conhecimento podem criar e empreender, trazendo valiosas contribuições inclusive das áreas humanas, como no meu caso, professora de Sociologia. Outra lição é que todos saem vencedores, não apenas os que chegaram ao Top5, pois desenvolver ao longo de poucas semanas uma proposta inovadora para o pós-Covid não é nada fácil, então todos que concluíram as etapas estão de parabéns”, ressalta. “Foi uma experiência desafiadora, pois foi meu primeiro desafio como mentora, mas também foi muito recompensador orientar uma das finalistas e mais duas equipes entre os Top 50”, avalia Josilene. 

Gislane Gava, coordenadora de Inovação do IF Sertão-PE, destacou a união entre as instituições do Estado, pois foi a primeira vez que todas as universidades e institutos federais de Pernambuco se uniram ao Sebrae em um desafio nesse formato. “Foi um trabalho fantástico dos organizadores do evento, uma equipe imensa de todas as instituições participantes se unindo e interagindo em prol de novas ideias. Parabenizo também a todos os nossos docentes e estudantes participantes, pois o conhecimento conquistado nesse evento nunca vai se perder”, ressaltou. 


Gislane Gava destacou também os dez anos de atuação do NIT no IF Sertão-PE

Para aqueles que não assistiram à cerimônia de encerramento do evento, é possível ter acesso ao vídeo gravado CLICANDO AQUI. Na gravação também é possível conhecer as soluções propostas pelas cinco equipes finalistas por meio da apresentação dos pitches de cada equipe, bem como todo o processo de julgamento das equipes e anúncio dos vencedores. 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350