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Última Atualização: 24 Julho 2020
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Criado: 23 Julho 2020
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IF Sertão-PE realiza rodada de diálogos institucionais sobre o planejamento do retorno às atividades acadêmicas
Para socializar documentos construídos colaborativamente, que nortearão as ações de ensino, pesquisa e extensão no período da pandemia, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) promoveu, entre os dias 8 e 21 de julho, uma rodada de diálogos institucionais nos sete campi. Além de apresentar documentos norteadores do retorno às atividades acadêmicas, como a Instrução Normativa nº 2/2020, os encontros tiveram a finalidade de dirimir dúvidas sobre as novas dinâmicas necessárias para o ensino remoto emergencial.
Na mediação dos encontros, estiveram presentes servidores da área de Enfermagem que compõem a comissão do Comitê de Enfrentamento para Ações de Prevenção e Controle da Covid-19, e os pró-reitores Socorro Tavares, Luciana Cavalcanti e Vitor Lorenzo, respectivamente, de Ensino, Pesquisa e Extensão. Em todas as oportunidades de diálogo, foram apresentadas as medidas de biossegurança para o retorno às atividades acadêmicas e administrativas presenciais, que estabelecem as condições seguras para a retomada das ações.
Entre as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a retomada gradual das atividades, estão a capacidade de controlar a transmissão do vírus que causa a Covid-19; a oferta de leitos, equipamentos e testes em quantidade suficiente pelo sistema de saúde; a administração dos casos importados e o engajamento da comunidade em torno da importância das medidas individuais de prevenção. Foram apresentados ainda gráficos atualizados com um retrato da situação epidemiológica nos municípios que compõem o território do IF Sertão-PE, além dos desafios e das próximas ações do Comitê.
Mediaram representantes do Comitê da Covid-19 e os pró-reitores Socorro Tavares, Luciana Cavalcanti e Vitor Lorenzo.
A pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares, deu início à apresentação da Instrução Normativa nº 2/2020, que institui o regulamento de atividades remotas e acadêmicas, e apresentou os capítulos referentes às ações de acolhimento, ensino remoto emergencial, atividades práticas, avaliação, equivalência de carga horária e frequência. Destacou os desafios de promover o acolhimento virtual a 9.260 estudantes e adaptar o planejamento presencial ao ensino remoto emergencial. Com o objetivo de capacitar os educadores na área de tecnologias digitais aplicadas à educação, a Proen abriu inscrições até domingo (26) para o curso “Educador Híbrido: O caminho para o futuro”.
Seguindo à apresentação da Instrução Normativa, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo, discorreu sobre os capítulos referentes à monitoria, que pode auxiliar as atividades de aprendizagem, e o estágio, que, no ensino superior, pode ser feito remotamente, além da readequação do plano de trabalho dos projetos de extensão. "Os diálogos institucionais são importantes para o alinhamento entre o que está sendo normatizado pelo MEC e as ações do IF Sertão-PE, objetivando o melhor resultado para o processo de formação dos estudantes e atendimento às demandas dos servidores”, afirmou ele.
Muitas dúvidas foram dirimidas sobre o funcionamento remoto dos projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão.
A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Luciana Cavalcanti, apresentou o capítulo referente às orientações e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as novas dinâmicas de adesão à forma remota de realização dos projetos de pesquisa e inovação. “Mesmo possuindo suas particularidades, as ações de acolhimento e retorno das atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão muitas vezes são interdependentes e precisam ser discutidas com o olhar das três pastas, já que envolvem toda a comunidade”, enfatizou ela.
“Percebemos que as tensões e incertezas causadas pelo isolamento trouxeram muitas inquietações aos colegas e que era necessário um momento de conversa e troca de ideias como esse para que as dúvidas fossem esclarecidas e que uma nova dinâmica de atividades se estabelecesse em cada campus, no sentido de serem retomados os planejamentos para reinício das aulas respeitando as individualidades de cada campus", concluiu Luciana. Os servidores realizaram questionamentos acerca do conteúdo apresentado e parabenizaram a iniciativa. Outras informações podem ser obtidas nos endereços de e-mail das Pró-reitorias e do Comitê.