IF Sertão-PE disponibiliza Painel de Dados Abertos

Para promover a publicação de informações acessíveis ao público, processáveis por máquinas e sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle, foi instituída, pelo Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016, a Política de Dados Abertos do poder Executivo Federal. Com essa iniciativa, órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional aprimoraram a cultura da transparência pública, fomentando o controle social, a realização de pesquisas científicas e o intercâmbio de dados entre órgãos e entidades da administração pública federal e as diferentes esferas da federação.

No IF Sertão-PE, uma comissão foi instituída em março de 2018 para elaborar um inventário das bases de dados do Instituto e promover a abertura das informações produzidas pela instituição. Após a realização de consulta pública e outras estratégias de mapeamento dos dados de caráter institucional de maior relevância para a sociedade, está disponível o Painel de Dados Abertos do IF Sertão-PE

O conjunto de dados reunidos pela instituição está organizado em cinco grupos: Administração, Ensino, Extensão, Gestão de Pessoas e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. “A organização nos grupos foi feita de acordo com as áreas institucionais cujas informações, contidas nos bancos de dados institucionais, estão vinculadas”, afirmou o presidente da comissão, Klemmerson Gomes.

Segundo ele, o aumento do número de dados abertos disponibilizados pelo IF Sertão-PE pode trazer diversos benefícios. “Para a sociedade, como a ampliação da transparência e o empoderamento do cidadão, que passa a exercer de forma mais simples e direta a fiscalização sobre as instituições e para a própria administração pública, como a economia de tempo e dinheiro nas respostas a pedidos de acesso à informação, a possibilidade de aperfeiçoar o gerenciamento dos dados institucionais e a reutilização de dados entre os órgãos públicos”, reforçou.

No Painel de Dados Abertos do IF Sertão-PE, estão disponíveis dados em formatos apropriados para download e armazenamento. O usuário poderá baixar as informações constantes de cada consulta do site para fazer todos os cruzamentos e análises que desejar e realizar estudos e pesquisas.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro