Prática da Psicologia nos Institutos Federais é tema de evento remoto alusivo ao Dia do Psicólogo

O dia 27 de agosto é o Dia do/a Psicólogo/a e para celebrar a data será realizado no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) o evento intitulado ‘A Psicologia no contexto dos Institutos Federais: diálogos sobre transversalidades e desafios que o caminho revela’, que acontece na data comemorativa, às 9h, de modo remoto, via Google Meet, e é promovido pelo Coletivo de Psicólogos do IF Sertão-PE.

O evento terá como palestrante convidada a psicóloga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Juliana Prediger, que possui especialização em Psicologia Escolar/Educacional, é mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e atua na Rede Federal desde 2008, onde já trabalhou no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e atualmente é lotada no campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), onde atua especialmente no âmbito das Políticas de Assistência Estudantil.

A mediação do encontro será do professor do campus Petrolina do IF Sertão-PE, Herlon Bezerra, que possui Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Filosofia e doutorado em Educação, também pela UFC, e no IF Sertão-PE leciona disciplinas como Psicologia da Educação, Antropologia e Relações Étnico-Raciais. O professor Herlon Bezerra também é coordenador do curso de Especialização em Educação Intercultural: Indígenas e Quilombolas, do campus Floresta, e coordena ainda a série Diálogos Transdisciplinares em Educação, da Editora Fi, de Porto Alegre/RS.

De acordo com a psicóloga do campus Santa Maria da Boa Vista, Érika Freire, que integra o Coletivo de Psicólogos do IF Sertão-PE e é uma das organizadoras do evento, “o objetivo é refletir sobre a atuação da psicologia na interface da Educação Profissional e Tecnológica. O evento será aberto para as pessoas que de algum modo ou momento de sua formação profissional, ou no cotidiano de trabalho, se aproximam da atuação da Psicologia, seja de uma forma mais técnica, seja por via da docência. São nas aulas que perpassam os diferentes espaços físicos da escola, no desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão, nos plantões psicológicos, em intervenções em grupos educativos ou terapêuticos, no trabalho em equipe, em visitas domiciliares, na ênfase da saúde mental no trabalho”, explicou. O evento é gratuito, não requer inscrição e para participar basta acessar o link: meet.google.com/obz-ujfn-got.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br