Reitora e pró-reitor de Orçamento e Administração do IF Sertão-PE apresentam demandas institucionais durante encontro com ministro da Educação

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, recebeu, na última terça-feira, 25, a reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Leopoldina Veras, e o pró-reitor de Orçamento e Administração, Jean Carlos Coelho, em uma reunião que foi articulada e intermediada pelo senador Fernando Bezerra. No encontro, que aconteceu no edifício-sede do MEC, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF, também esteve presente o reitor pro tempore da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Fagundes.

Reitora Leopoldina Veras, ministro Milton Ribeiro, senador Fernando Bezerra e reitor pro tempore da Univasf estiveram reunidos no Ministério da Educação, em Brasília

Durante a conversa, foi apresentada ao ministro uma síntese da atuação do IF Sertão-PE no âmbito da oferta de educação de qualidade para cerca de 10 mil estudantes, bem como a importância da continuação dos avanços na interiorização da educação. A reitora ressaltou ao ministro a necessidade de ultrapassar alguns limitadores estruturais como salas de aulas, laboratórios, refeitórios, entre outros. “Além disso, foi colocada a necessidade de uma edificação própria para a Reitoria, para eliminar o gasto atual com aluguel. Abordamos também o projeto ‘Fábrica de Ideias’, que tem o objetivo de criar um espaço de inovação, empreendedorismo, incubação de empresas, em parceria com a Prefeitura de Petrolina e o Sebrae”, destacou.

Também estiveram presentes na reunião, o pró-reitor de Orçamento e Administração do IF Sertão-PE, Jean Carlos Coelho (à esquerda) e o diretor de Obras e Orçamento da Univasf, João Carlos Nascimento (à direita)

Ainda em Brasília, a reitora e o pró-reitor do IF Sertão-PE estiveram com o secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Queiroz, que já havia estado em Petrolina por ocasião do lançamento da Rede de Inovação de Petrolina, que conta com a participação do Instituto Federal.

Ministro Milton Ribeiro teve acesso a um panorama geral da educação pública federal no Vale do São Francisco e no sertão pernambucano

De acordo com a reitora, a conversa com o secretário foi uma continuidade das negociações que visam à prospecção de investimentos no campo da inovação tecnológica em Petrolina e região e também sobre a viabilidade da implementação da ‘Fábrica de Ideias’, além do convite feito para que o secretário retorne ao sertão pernambucano, e que, se possível, a visita conte ainda com a presença do assessor especial do Ministério de Desenvolvimento Regional, Aldo Aloísio Silva, para visualizar o potencial de investimentos em inovação na região, contando com a parceira do IF Sertão-PE, em virtude do reconhecido destaque nacional do polo de desenvolvimento do Vale do São Francisco.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br