IF Sertão-PE comemora aprovação preliminar do projeto ‘Petrolina na Economia Digital’ em edital de financiamento lançado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Uma notícia alvissareira ecoou pelos corredores do IF Sertão-PE nesta sexta-feira, 28 de agosto, logo após a divulgação do resultado preliminar do edital nº 001/2020, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que seleciona projetos de apoio à transformação digital dos setores produtivos brasileiros no âmbito das micro, pequenas e médias empresas, na região nordeste. É que a Rede de Inovação de Petrolina, formada a partir de uma parceria entre o IF Sertão-PE, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Petrolina, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindlojas), o Sebrae/PE e a Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Espírito Santo (Facto), obteve a segunda colocação na etapa 2 (seleção de projetos) do referido edital, ao emplacar o projeto denominado ‘Petrolina na Economia Digital’.

Resultado preliminar atesta a 2ª colocação do Projeto 'Petrolina na Economia Digital'

O edital nº 001/2020 da ABDI, agência que é ligada ao Ministério da Economia, tem a finalidade de promover a estruturação de redes e ecossistemas de inovação em municípios do nordeste, ao passo que o projeto ‘Petrolina na Economia Digital’ tem como objetivo incentivar o uso de recursos inovadores no âmbito das transações comerciais, ao promover a ampliação da capacidade digital das micro e pequenas empresas do comércio varejista local. Trata-se, portanto, do incentivo ao incremento do chamado comércio eletrônico ou e-commerce em Petrolina, o que trará reflexos para toda a região.

O resultado obtido na etapa de submissão torna pouquíssimo provável uma desaprovação em última análise, que é quando será divulgado o resultado final, tendo em vista que o projeto 'Petrolina na Economia Digital' ficou atrás apenas do projeto denominado ‘Construção Alagoas em Rede’, submetido pela Federação das indústrias do Estado de Alagoas (FIEAL), que concluiu a etapa com a pontuação de 96,5 pontos, ou seja, apenas meio ponto a mais que o projeto apresentado pela Rede de Inovação de Petrolina.

Reitora Leopoldina Veras durante os trabalhos da Rede de Inovação de Petrolina

No total, R$ 14 milhões serão aplicados na implantação dos projetos contemplados, montante que será distribuído nas respectivas fases de execução, sendo R$ 10 milhões para Etapa de piloto e R$ 4 milhões para a Etapa de escala. Mas ainda será necessário aguardar 30 dias para poder abrir o champagne (de preferência, algum produzido por estudantes do curso de Viticultura e Enologia do IF Sertão-PE) e comemorar. É que de acordo com o cronograma do edital, somente no próximo dia 28 de setembro a Comissão Permanente de Licitação da ABDI divulgará o resultado final do certame, mas a confiança da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação envolvida nos trabalhos é tanta, que seus membros já começaram a planejar os próximos passos para o andamento do projeto-piloto, que contará com a execução e a supervisão técnica de pesquisadores, professores e estudantes do IF Sertão-PE.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Luciana Cavalcanti, o próximo passo será iniciar a etapa de prototipagem, que terá duração de cinco meses. “A fase inicial é a de desenvolvimento do sistema a ser usado pelos participantes da etapa piloto, que será de responsabilidade de professores e alunos do IF Sertão-PE, com a implantação de plataformas digitais de venda, inicialmente em 20 empresas. O Sebrae/PE fará as capacitações na área de gestão de comércio digital, enquanto que o CDL e o Sindlojas farão a mediação com os comerciantes envolvidos”. Ainda de acordo com a pró-reitora, a fase seguinte é a de escalabilidade, quando a iniciativa passa de 20 para 150 empresas beneficiadas”.

A pró-reitora enfatizou ainda a importância da aprovação do projeto para a Instituição. “O edital tem a intenção de estimular as tecnologias ligadas ao conceito de cidades inteligentes. O IF Sertão-PE envolverá vários alunos e professores da área de Tecnologia da Informação na execução do projeto, e a cidade de Petrolina já conta com um plano gestor muito voltado para as cidades inteligentes, então é uma oportunidade única para os estudantes colocarem em prática o que eles aprendem durante o curso”, finalizou.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br