Start-ups e spin-offs têm até sexta (4) para se inscreverem no Programa de Incubação cruzada da Rede Federal

O Programa de Incubação cruzada da Rede Federal credenciou 38 ambientes de empreendedorismo inovador ligados a 29 institutos federais. As empresas inovadoras concebidas na Rede Federal, ou que tenham tido seus projetos criados em Polos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), bem como nos laboratórios das instituições, podem se inscrever no programa até o dia 4 de setembro, pelo link https://bit.ly/Incubacao_rede. No IF Sertão-PE, três start-ups estão habilitadas a participar.

As instituições assumiram o compromisso de serem anfitriãs de start-ups (empresa emergente de caráter inovador que, dentre outras finalidades,  desenvolve ou aprimora um modelo de negócio) e spin-offs (companhias criadas como derivação de outra organização empresarial) da Rede Federal. Vale ressaltar que, pelo Programa, as empresas não poderão ser incubadas nas instituições que nasceram.

Com apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a chamada, objeto do Edital nº 02/2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), é operacionalizada pelos Instituto Federal Fluminense (IFF), do Amazonas (IFAM), do Espírito Santo (IFES) e Rondônia (IFRO), com o intuito de apoiar o desenvolvimento e a integração de empreendimentos com origem na Rede, gerando sinergia entre os ecossistemas inovadores.

O diretor de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação do IFF, Henrique da Hora, explica que o programa de incubação cruzada é dividido em três fases. “A primeira, é o credenciamento de ambientes de empreendedorismo inovador, que acabou de acontecer. A segunda, onde estamos agora, é o momento das start-ups e spin-offs se inscreverem no formulário, e na terceira, será realizado um matchmaking para criar as conexões entre start-ups/spin-offs e os ambientes, gerando assim, sinergia entre nossos estudantes empreendedores”.

Fonte: Ascom Conif

Reitoria