-
Última Atualização: 09 Setembro 2020
-
Criado: 05 Setembro 2020
-
Acessos: 1325
Apresentações artísticas e premiação marcam encerramento do I Festival Virtual de Arte e Cultura do IF Sertão-PE
Se as cortinas do palco virtual do IF Sertão-PE se abriram pela primeira vez na manhã da última quarta-feira (2) com os talentos que compõem a riqueza artística da comunidade acadêmica, na noite desta sexta-feira (4) elas continuaram tremulando e revelando a constelação criativa do Instituto. Entre as 60 horas que unem a abertura e o encerramento do I Festival Virtual de Arte e Cultura do IF Sertão-PE, uma variedade de linguagens artísticas e uma multiplicidade de ações educativas foram transmitidas pelos canais de videochamadas do Instituto no Google Meet e de compartilhamento de vídeos no YouTube.
A mesa de encerramento contou com as presenças de Vitor Lorenzo e Anne Rose, sendo cerimoniada por Roberta Duarte
Foram três dias de intensa programação, promovida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IF Sertão-PE, com o apoio dos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE), Bahia (IFBA), Maranhão (IFMA), Paraíba (IFPB) e Rio Grande do Norte (IFRN), além da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Serviço Social do Comércio (Sesc). Ao todo, foram 88 ações, com 20 minicursos, 28 palestras, 31 atividades culturais e nove videoposteres. A carga horária das atividades extrapolou 100 horas e a quantidade de inscritos chegou a 1071, representando 21 estados da federação. Os vídeos postados no canal do IF Sertão-PE do YouTube alcançaram mais de 7 mil visualizações.
“E, muito além dos números, tem a parte da emoção, do sentimento e daquilo que é despertado pela arte em nossos corações”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura Vitor Lorenzo. “A gente conseguiu com a arte tocar as pessoas e trazer alegria nesse momento tão difícil”, destacou ele, em referência ao período desafiador que o mundo atravessa com o avanço de casos e mortes provocadas pela pandemia da Covid-19. Neste dia de encerramento do festival, o Brasil alcançou a triste marca de 125 mil vidas perdidas e os espaços culturais e educativos seguem fechados na maioria dos estados, para evitar a proliferação do novo coronavírus.
O professor Iuri Ozires convidou estudantes e egressos de Licenciatura em Música para a Sala de Estar
Emocionada com a maneira tranquila e frutífera como o evento foi realizado e conduzido, a presidente da comissão organizadora do I Festival Virtual de Arte e Cultura do IF Sertão-PE, Anne Rose, fez questão de agradecer a todas as pessoas envolvidas na organização. “Nosso sentimento agora é de gratidão. Foi muito lindo ver todo esse entrosamento da nossa instituição, com professores, estudantes e artistas. O evento só foi lindo porque vocês acreditaram”, destacou ela.
Como não poderia deixar de ser, o encerramento do festival contou com ilustres participações de estudantes, professores e egressos do curso de Licenciatura em Música. Ao longo de pouco mais de duas horas, brilharam as estrelas dos egressos Moésio Belfort e Franciene Dias, do professor Iuri Ozires, das estudantes Camila Yasmine (acompanhada de Gean Ramos) e Canyce Duarte (acompanhada de Luciana Florentino), além do cordelista e declamador Juarez Nunes.
O Coral do Campus Garanhuns do IFPE venceu na categoria externo do segmento musical
Foram exibidos ainda os vídeos dos vencedores de cada categoria da Mostra Artístico-Cultural, que contemplou apresentações de música, artes visuais, dança, teatro, audiovisual e literatura. No teatro, venceu a esquete Afetem-se; no audiovisual, o curta-metragem Um sertanejo praiano; na dança, a coreografia Motrizes das Yabás; na literatura, a leitura do conto Teto Cheio de Furos; na música, categoria externa, o Coral do IFPE - Campus Garanhuns, e interna, o violão solo de Moacir Emanuel Moreira; nas artes visuais, categoria externa, a mostra Autorretratos da quarentena, e, interna, a tela As doceiras.
“Esperamos todos vocês na segunda edição do Festival Virtual de Arte e Cultura do IF Sertão-PE, com muitos parceiros que vão formar conosco a aliança pela arte, pela cultura e pelo fortalecimento da educação”, afirmou a reitora Leopoldina Veras, na cerimônia de encerramento. “Vamos seguir firmes e fortes, mesmo diante das dificuldades, revelando e fortalecendo os talentos que nós temos”, finalizou ela. As cortinas da constelação criativa seguem abertas.
A reitora Leopoldina Veras fez a fala de encerramento do Festival
Para conferir o acervo com 58 gravações acumuladas durante os três dias do evento, acesse o canal do IF Sertão-PE no YouTube.
Abaixo, o resultado completo da Mostra Artístico-Cultural por categoria e colocação:
MÚSICA (categoria interno)
- 1° Violão Solo (Moacir Emanuel Silva Moreira)
- 2° Tema da vitória (Moacir Emanuel Silva Moreira, Carlos Roberto Souza e Silva Júnior, Ronadl Souza Rodrigues, Ricardo Nunes Macedo e Jailson Costa Siqueira Júnio)
- 3° Mulungú (Antônio Marcelo da Silva Vidal)
- 4° Primavera (Robson Felipe da Silva Lima)
- 5° Rondo Alla Turca (Leonardo de Souza Henrique)
MÚSICA (categoria externo)
- 1° Coral IFPE - Campus Garanhuns (Eugênio de Carvalho Saraiva, Otávio José Moura Soares, Ingrid Catão da Silva, Ana Cecília Santos da Silva Gomes, João Vinícius Faustino Revoredo, João Pedro Monteiro Pereira, Érick Vinícius Oliveira Silva, Letícia Oliveira Moura de Araújo, Thiago dos Santos Vieira, Roseli Maria Souto, Lucicleide Tavares Silva, Clarissa Giselly Bezerra Vanderley, Maria Janaína da Silva, Rafaela Simões Mattos, Diana Silva de Souza, Emerson Alexandre da Silva Santos, Beatriz Leite dos Santos, e Maria Camila Pereira da Silva)
- 2° Banda Combos (Vivian Franklin, Bruno Silva, Glauber Ribeiro, Rafael Vargas, Mateus Bedelli e Felipe Alvares.
- 3° Solana Star (Wagner Antônio França, Alan Kássio Mendes de Araújo Galindo e Italo Itamar Pereira de Souza).
- 4° Uma vida inteira pra sonhar (Camila Mugnol, Artur Battisti, Cristiano Onzi , Rodrigo Pereira e Nícholas Fonseca).
- 5° Rewrite the Stars (Jarom Alexandre de Morais Nascimento e Calvin Nunes dos Santos)
ARTES CÊNICAS
- 1° Afetem-se (Zuleika da Silva Bezerra)
- 2° Carta ao Pai (José Lírio Costa Neto)
- 3° Diário do Fim do Mundo (Kryslei Cipriano Goes)
- 4° Tinha um Poema no Meio do Caminho (Flávius Barbarossa)
AUDIOVISUAIS
- 1° Um sertanejo praiano (Ivison Renato Vasconcelos Silva )
- 2° Nordestinamente (Gleyson Rogério Linhares Dos Coutinho)
LITERATURA
- 1° Teto cheio de furos (Cátia Cilene Cardoso)
- 2° Carolina na hora da estrela (Monique Rayane Bezerra)
- 3° Poesia De Corredor: Desafio Quarentena (Wellington Abreu Miranda)
- 4° Vento Pesado (Ruana Sertão De Castro)
- 5° A pandemia (Elias Antonio De Sousa)
DANÇA
- 1° Motrizes das Yabás (Ana Lúcia Da Silva, Manuela Renata De França, Ana Letícia Santiago Dos Anjos, Marcelo Henrique De Souza, Lourdes Gabrielly Araújo Silva, Mariana Marques Da Silva, Thyago Fernando De Assis Silva e Wagner José Cunha De Souza Costa)
- 2° Link Up (Ana Kézia Vitória Carvalho da Silva)
ARTES VISUAIS (categoria externo)
- 1° Autorretratos da quarentena (Rafaela Novaes Feitoza)
- 2° Carranca (Zuleika da Silva Bezerra)
- 3° Dualidade: Feroz e Efêmero (Carlos Daniel Ramos de Aquino)
- 4° A história de Salgueiro (Éverton Crístian Rodrigues de Souza e Lígia Maria Rodrigues de Araújo Souza)
ARTES VISUAIS (categoria interno)
- 1° As doceiras (Luciana Cavalcanti de Azevedo)
- 2° Eu em meus desenhos (Rodolfo Rogério da Silva)
- 3° Minha Arte (Maria Beatriz da Silva Leal Sá)