Estudantes do IF Sertão-PE se preparam para Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif 2020)

Estudantes dos campi Ouricuri e Serra Talhada são os primeiros a garantir a participação do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif 2020). Em sua terceira edição, o evento, que congrega discentes de Institutos Federais de todo o Brasil em torno do universo fascinante da Matemática, dessa vez será realizado remotamente em virtude da pandemia da Covid-19. Mas a lista de campi do IF Sertão-PE que irão participar da competição científica ainda pode aumentar. É que as inscrições, que são gratuitas, foram reabertas até as 23h59 do dia 10 de outubro.

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais tem como público-alvo estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da modalidade Proeja, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e surgiu de uma parceria entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeminas) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), durante a celebração dos 10 anos dos Institutos Federais. Novamente, como em edições passadas, a Omif 2020 ocorrerá em duas fases. A primeira é constituída de uma prova on-line, e a segunda fase, que também será em modo virtual, contará com palestras, minicursos, oficinas, jogos e eventos culturais a serem realizados por meio das ferramentas Google do Youtube e Meet.

A primeira fase da competição acontece dia 25 de outubro e será constituída de uma prova on-line com 15 questões objetivas e três níveis de complexidade com pesos distintos, com duração prevista de resolução de duas horas, porém a prova ficará disponível durante seis horas (das 14h às 20h). A participação na primeira fase, cujo resultado será divulgado durante a segunda fase, concede certificado de colocação conforme o ranqueamento e premiação com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Já a segunda fase acontece entre os dias 20 e 22 de novembro quando também serão divulgados o gabarito e a resolução da prova da primeira fase. O evento também promove o intercâmbio entre docentes dos Institutos Federais que são convidados a avaliar o evento.

No caso dos campi Ouricuri e Serra Talhada, as/os estudantes regularmente matriculadas/os em quaisquer dos cursos técnicos integrados ao ensino médio já estão aptos a participar da prova, pois seus campi estão inscritos e não há limite numérico de participantes do campus inscrito na primeira fase da competição. Nesta segunda-feira, 21 de setembro, às 19h, haverá uma live para prestar esclarecimentos relativos à realização da Omif 2020.

Acesse AQUI o regulamento da Olimpíada Brasileira de Matemática dos Institutos Federais (Omif 2020).

Clique AQUI para participar da live do dia 21 de setembro, às 19h.

Acesse AQUI o formulário de inscrição para por campus (Atenção: os campi que já estão inscritos, não precisam realizar nova inscrição).

Confira AQUI a lista dos campi de todo o Brasil inscritos na Omif 2020.

Acesse AQUI o cartaz da Omif 2020.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br