Projeto de otimização do processo da indústria cervejeira do IF Sertão-PE é aprovado em seleção nacional de Economia 4.0

O projeto “Otimização a automação de processos da indústria cervejeira na Economia 4.0" do campus Petrolina do IF Sertão-PE foi aprovado em 10º lugar em seleção nacional que aprovou 15 projetos de instituições da Rede Federal de todo o Brasil voltados à implementação de Oficinas 4.0. O projeto, coordenado pelo professor do curso de Tecnologia em Alimentos, Marcos dos Santos Lima, foi selecionado como a proposta representante do IF Sertão-PE.

Coordenador do Projeto, professor Marcos Lima, acompanhado por aluna

O projeto, que é multidisciplinar e envolverá 21 alunos dos ensinos médio, técnico e superior dos cursos das áreas de Alimentos, Computação, Química, Física e Eletrotécnica do campus Petrolina do IF Sertão-PE, é voltado para o atendimento de demandas do setor microcervejeiro. Serão estudados aspectos do processo de elaboração de cervejas artesanais, com ênfase na automatização de etapas de fabricação, utilizando, para isso, softwares de gestão de processos em tempo real. Essas soluções tecnológicas envolverá alunos que, além de participarem das atividades de desenvolvimento tecnológico, receberão cursos de capacitação em diversas áreas associadas a gestão e tecnologias 4.0. O projeto também abordará a linha de eficiência energética pelo desenvolvimento de um biodigestor automatizado que utilizará os próprios resíduos do processo cervejeiro para obtenção de biogás.

O projeto receberá um auxílio financeiro no valor de R$ 216 mil para execução, sendo R$ 100 mil em kits digitais para montagem de um laboratório digital e de prototipagem no campus Petrolina, R$ 116 mil para pagamento de bolsas para docentes coordenadores e estudantes e mais R$ 5 mil em contrapartida financeira para aquisição de consumíveis, pela empresa Rei do Mel LTDA, parceira no projeto.

Projeto envolverá alunos de diversos cursos e modalidades do campus Petrolina

Segundo o coordenador e professor, Marcos Lima, o projeto contribuirá para o desenvolvimento da indústria cervejeira com ênfase na Economia 4.0. “Capacitaremos os estudantes para atuar em demandas reais da economia e transferência de tecnologia para empresa parceira, como a Rei do Mel, que pretende lançar no mercado cervejas a base de Mel desenvolvidas no IF Sertão-PE, bem como outros possíveis interessados, dentro de um ambiente de parceria instituição de ensino/pesquisa e parceria privada”, afirmou.

Os trabalhos serão coordenados pelo professor Dr. Marcos dos Santos Lima e terá quatro subprojetos orientados pelos professores Dr. Arão Cardoso Viana (Tecnologia em Alimentos), MSc. Laécio Araújo Costa (Licenciatura em Computação), MSc. Luis Nícolas Amorim Trigo (Licenciatura em Computação) e Dr. Manuel Rangel Borges Neto (Eletrotécnica).

Promovida pelo Instituto Federal do Espírito Santo e conduzida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), a iniciativa promoverá a imersão dos estudantes dos Institutos Federais em atividades de formação e pesquisa aplicada com foco no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso de tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação, demandadas pela Economia 4.0; capacitar professores nas metodologias de Oficinas 4.0 e estimular a aproximação entre a Instituição e o setor produtivo, na articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O projeto aprovado terá duração de 10 meses (novembro/2020 a agosto/2021) para desenvolvimento das tecnologias propostas e capacitação dos estudantes.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro