-
Última Atualização: 21 Outubro 2020
-
Criado: 21 Outubro 2020
-
Acessos: 998
Inscrições para a formação de mentores do Startup Way UPE & Federais Club seguem até segunda (26)
Estão abertas até o dia 26 de outubro as inscrições para a formação de mentores da 2ª edição do Startup Way UPE & Federais Club, uma maratona de ideação para estudantes do Ensino Médio, graduação e pós-graduação das universidades e institutos federais localizados no Estado. A formação vai ser realizada pelo Sebrae entre os dias 26 e 30 de outubro, das 17h às 19h, de forma inteiramente on-line, pela plataforma Zoom. Podem se inscrever para a formação de mentores professores e técnicos de qualquer área de atuação. Não há limites de vagas e as inscrições devem ser feitas através do formulário.
O Startup Way UPE & Federais Club será realizado de 12 a 30 de novembro pelas Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Agreste de Pernambuco (Ufape) e do Vale do São Francisco (Univasf), pelos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), com a novidade da entrada da Universidade de Pernambuco (UPE) nesta edição, em parceria com o Sebrae/PE e o Sebraelab. É uma iniciativa de incentivo ao empreendedorismo e à inovação que propõe a criação de soluções para a superação dos desafios apresentados no contexto após Covid-19.
“O papel do mentor é ser um agente facilitador para as equipes de alunos, trazer reflexão, orientar não somente sobre as técnicas em modelagem do negócio, em transformação da ideia em modelo de negócio, mas também esse é um desafio de empreendedorismo e inovação, onde os alunos serão estimulados a propor soluções paras as temáticas e os desafios propostos a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. E o papel do mentor é acompanhar todo o processo de ideação das equipes”, explica a articuladora do Federais Club e coordenadora de articulação e parcerias da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Shirley Cruz.
Durante o evento, as equipes escolhem uma temática, selecionam um problema dentro desse tema, e passam por um processo de validação do problema e concepção do modelo de negócio e da solução que vai resolver a questão levantada. O mentor atua como facilitador nesse processo de ideação, validação do problema e concepção de um modelo de negócio para a solução.
“Um mentor não apenas apresenta as técnicas, as ferramentas que estarão presentes em cada etapa desse processo. Há um conjunto de ferramentas que as equipes estarão convidadas a usar e vão fazer as entregas de artefatos durante o desafio. O mentor vai orientar sobre as entregas e os artefatos, eles vão receber formação para isso também. Além de ajudar os alunos para que pensem fora da caixa, tenham insights mais criativos, tragam visões de mundos diferentes e sobre se as propostas e ideias das equipes realmente resolveriam o problema”, pontua Shirley Cruz.