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Última Atualização: 05 Março 2021
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Criado: 26 Fevereiro 2021
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Palestra virtual debateu os desafios e as potencialidades de aplicação do Ensino Híbrido
O Ensino Híbrido, uma metodologia que combina aprendizado presencial e remoto, em modelos que mesclam momentos individuais e coletivos dos estudantes, promovendo a interdependência e interpenetração entre os ambientes, foi o tema da palestra proferida pelo professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Airton Araújo de Souza Júnior. A ação, promovida pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IF Sertão-PE, ocorreu na tarde desta quinta-feira (25) e está disponível no canal oficial do IF Sertão-PE no Youtube.
A palestra virtual foi toda permeada pela articulação da experiência de Airton com o arcabouço conceitual da área
Entremeando conceitos e princípios metodológicos do Ensino Híbrido com a sua experiência docente, Airton Júnior, que desenvolve um estudo próprio sobre Ensino Híbrido gamificado aplicado ao ensino de bioquímica, destacou a necessidade de estabelecer diversas mudanças no comportamento de professores e alunos para uma efetiva aplicação dessa modalidade educacional. Segundo ele, para que os modelos de Ensino Híbrido tenham sucesso é necessário ressignificar os perfis, as posturas, as estratégias e as habilidades cognitivas.
"Um grande ganho do Ensino Híbrido é fazer o aluno sair da resistência para o pensamento flexível, no desenvolvimento e amadurecimento de habilidades sociais e socioemocionais, como a autonomia, a resiliência, a criatividade e a aprendizagem colaborativa", afirmou Airton. Para os docentes, a mudança de perfil significa pensar em estratégias para cada momento, avaliar os recursos disponíveis, considerar a motivação dos estudantes, assumir uma postura de orientador e ser produtor de conteúdo digital.
Todas essas alterações requerem a superação de resistências e a abertura para a reinvenção docente, que necessita de tempo e de trabalho. "A gente só vai conseguir isso através de uma rede de construção colaborativa entre os professores, um colega ajudando o outro", afirmou Airton, e sinalizou que a utilização de elementos de um jogo pode promover o engajamento e a motivação dos estudantes, além de quebrar a rigidez cognitiva.
A reitora Leopoldina Veras elencou as ações institucionais estabelecidas para minimizar os impactos da pandemia no ensino
Presente ao encontro, a reitora Leopoldina Veras destacou a importância da discussão nesse cenário pandêmico. "Desde o início da pandemia o IF Sertão-PE tem buscado várias possibilidades para que os alunos tenham acesso tecnológico e os professores tenham capacitação, mas precisamos avançar. É importante que estejamos abertos às mudanças e que sigamos com perseverança", afirmou ela.
A pró-reitora de Ensino Socorro Tavares transmitiu as perguntas dos participantes para o professor Airton e ressaltou, em sua fala de abertura da palestra, a relevância de espaços de formação que envolvam a comunidade acadêmica. "Enquanto os índices de contaminação não baixam e a segurança sanitária não nos permite exercer as nossas funções presenciais, vamos aprender novas formas de lidar com a realidade e fazer o nosso melhor", afirmou ela.
A pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares, fez a fala de abertura e transmitiu as perguntas para o palestrante
O professor Airton Junior mantém um site com informações atualizadas sobre o Ensino Híbrido, que pode ser conferido clicando aqui.