Bibliotecas do IF Sertão-PE ampliam a oferta de serviços para a comunidade escolar e acadêmica

Na última quinta-feira (13), o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) anunciou a oferta de novos serviços digitais para os seus usuários. Além dos serviços já existentes, como o Pergamum Mobile, o Repositório de Leituras Abertas (Relei@) e o acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a comunidade escolar e acadêmica da instituição terá à sua disposição mais duas novas funcionalidades: o Gerador de Fichas Catalográficas Online (Geficat) e o Target Gedweb – sistema que possibilita o acesso do usuário a diferentes acervos de normas e informações técnicas, a exemplo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

De acordo com a equipe do Sibi, todos esses serviços podem ser acessados de forma remota, a partir do menu Bibliotecas do sítio institucional. Recentemente, a página passou por um processo de reformulação, com o objetivo de facilitar o acesso aos diversos acervos e bases de dados disponíveis para consulta e pesquisa. No item Base de dados de acesso aberto, por exemplo, o usuário encontrará uma série de fontes de informação fidedignas organizadas por diferentes áreas do conhecimento, com base na classificação proposta pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo a coordenadora do Sibi, Naíra Alves, a reformulação dos serviços foi concebida especialmente para atender às necessidades da comunidade escolar e acadêmica no contexto do ensino remoto, como consequência do isolamento social imposto pela pandemia decorrente do novo coronavírus (Covid-19). “Durante a pandemia, as tecnologias digitais têm sido essenciais para possibilitar a continuidade do ensino-aprendizagem no IF Sertão-PE”, avalia Naíra. “Para facilitar o acesso e uso desses recursos, buscamos elaborar uma arquitetura mais funcional para a página das Bibliotecas no site oficial, onde a comunidade poderá encontrar os nossos principais serviços e produtos, além de uma lista de bases de dados de acesso aberto e gratuito selecionadas pelas bibliotecárias, que podem auxiliar os professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem”, explica.

Na sequência, confira os principais serviços disponíveis para os usuários das Bibliotecas do IF Sertão-PE:

Pergamum Mobile – É um serviço já existente que permite o acesso ao Pergamum através de telefones móveis com acesso à Internet (smartphones). O sistema permite fazer renovações e reservas pelo celular, além da pesquisa ao acervo das bibliotecas do IF Sertão-PE. No momento, devido ao atendimento remoto, somente estão disponíveis o serviço de consulta ao acervo e o acesso às normas da ABNT/Mercosul (via Target).

Relei@ – Trata-se de um repositório institucional que disponibiliza gratuitamente toda a produção científica do IF Sertão-PE. Dentro da plataforma, é possível acessar os diversos livros digitais lançados pela editora IF Sertão-PE, artigos científicos de servidores e alunos da instituição e, ainda, trabalhos acadêmico-científicos e relatórios técnicos de toda a comunidade acadêmica.

Portal de Periódicos Capes – Consiste num portal de periódicos científicos criado pela Capes, com acesso às mais variadas bases de dados do mundo. O ingresso na plataforma pode ser feito através da Comunidade Acadêmica Federada (Cafe), que permite a entrada do usuário mesmo fora da instituição.

Geficat – Sistema desenvolvido pelo Sibi, em parceria com os alunos da Licenciatura em Computação do campus Petrolina, que permite a elaboração de fichas fichas catalográficas de forma online e gratuita. Após uma fase de testes, iniciada em 2019 no campus Petrolina, o sistema já está disponível para ser implantado em toda a instituição, permitindo agilizar a criação de fichas catalográficas destinadas à composição de trabalhos de conclusão de curso.

Target Gedweb – Um dos novos serviços é o acesso por assinatura às normas da ABNT/Mercosul, por meio da plataforma Target Gedweb – um sistema de gestão de documentos regulatórios desenvolvido para gerenciar acervos de normas e informações técnicas de diferentes países. Implantado inicialmente no campus Serra Talhada, em dezembro de 2020, o serviço já está disponível para toda a comunidade do IF Sertão-PE.

Em caso de dúvidas envolvendo o uso dessas funcionalidades, o usuário poderá enviar uma mensagem para o seguinte endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro