-
Última Atualização: 21 Junho 2021
-
Criado: 21 Junho 2021
-
Acessos: 845
IFSertãoPE promove campanha de incentivo à doação de sangue
No mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado a 14 de junho, a Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (CQVSST) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) deu início a uma campanha destinada à sensibilização de toda a comunidade quanto à importância da doação de sangue. Em alusão ao Junho Vermelho, a ação prossegue até o próximo dia 30 e tem como objetivo estimular esse ato de solidariedade num momento em que os estoques de sangue atingem níveis ainda mais críticos, consoante aponta a Fundação Hemope.
“Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os estoques de sangue seguem críticos devido à queda significativa no número de doações. Esse déficit prejudica muito os pacientes que necessitam de transfusão”, explica a enfermeira e coordenadora de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho do IFSertãoPE, Wyara Espírito Santo. Segundo ela, a campanha foi idealizada com o propósito de incentivar novas doações especialmente neste contexto, convidando mais pessoas a se dirigirem, de forma voluntária, aos bancos de sangue mais próximos das suas residências.
Além de apresentar um documento oficial com foto no momento da doação, o doador deve atender a alguns requisitos, como possuir o peso mínimo de 50kg e a idade entre os 16 e os 69 anos. Também é necessário estar em boas condições de saúde e adotar alguns cuidados antes da doação, evitando, por exemplo, a ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e uma alimentação rica em gorduras; entretanto, não é recomendável doar sangue estando em jejum. No caso de indivíduos já vacinados contra a Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda um intervalo mínimo de 48h após cada dose da Coronavac (Sinovac/Butantan) e um período de 7 dias após cada dose da vacina Astrazeneca (Oxford/Fiocruz), conforme orientações da Nota Técnica n.º 12/2021.
Em caso de dúvidas, informações adicionais sobre a campanha poderão ser solicitadas diretamente à CQVSST, por meio do seguinte endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..