-
Última Atualização: 30 Abril 2015
-
Criado: 30 Abril 2015
-
Acessos: 4170
Nova sede do Siass Univasf possibilita atendimento mais confortável a servidores federais da região
Os servidores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) e da Advocacia Geral da União (AGU) em Petrolina contam com um novo espaço dedicado à sua saúde. Foi inaugurada, na tarde da última sexta-feira (24), a nova sede do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), que está localizada no Campus Centro da Univasf, em Petrolina.
O prédio possibilita à equipe multiprofissional executar a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS) e receber bem os servidores em suas instalações. A unidade, que recebeu R$ 1,2 milhão em investimentos, tem três salas para atendimento multiprofissional, sala de bem-estar, sala de convivência e um auditório com 40 lugares, além da estrutura administrativa. O Siass está vinculado à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) da Univasf e atua em três eixos: assistência à saúde, perícia oficial e promoção, prevenção e acompanhamento à saúde, visando à qualidade de vida do servidor público.
A nova sede do Siass amplia a atenção à saúde dos servidores federais
A solenidade de inauguração das novas instalações aconteceu no auditório da biblioteca do câmpus Petrolina da Univasf, com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima, do vice-reitor Telio Nobre Leite e do coordenador-geral de Atenção à Saúde e à Segurança do Trabalho do Servidor, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Cezar Soares Batista. Também estiveram presentes pró-reitores e servidores da Univasf, autoridades locais, representantes de Instituições de Ensino Superior e de todos os órgãos partícipes do Siass Univasf, que em 2010 assinaram o Acordo de Cooperação Técnica N° 12, por meio do qual foi criada a unidade.
O reitor Julianeli Tolentino de Lima ressaltou a dedicação da equipe da SGP e do Siass para a concretização do projeto de construção da nova sede. “Estamos entregando mais uma ferramenta para que a Univasf continue desempenhando seu papel de alavancar o desenvolvimento regional. Queremos nossos servidores cada dia mais entusiasmados e verdadeiramente mais integrados com a instituição”, disse.
A gestora da Unidade do Siass Univasf, Fátima Ketússia dos Santos, fez um resgate da história de sua implantação na região, ressaltando que o novo prédio era um sonho que se tornou realidade. “A obra está inacabada, pois carrega o anseio de colocar em prática a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal. Vamos dar continuidade a essa conquista. Ela é nossa”, comemorou.
O novo prédio tem aproximadamente 572 metros quadrados e infraestrutura moderna
A secretária de Gestão de Pessoas da Univasf, Maria Auxiliadora Tavares da Paixão, lembrou a visita à região, em 2009, do médico sanitarista Sérgio Carneiro, à época diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor, do Ministério do Planejamento. Sua passagem pela região desencadeou a ideia da criação da Unidade do Siass na Univasf.
“Chegou o momento de solidificar a política de atenção à saúde do servidor aqui no Vale do São Francisco com competência, coerência, coesão e profissionalismo”, afirmou. Ela ainda apresentou os projetos já realizados pelo Siass, como Coração Saudável e as campanhas de imunização, e antecipou novas ações a serem desenvolvidas a partir de agora, como o Saúde Vocal e o Integralmente Bem, entre outros.
Para Carlos Cezar Soares Batista, que também acompanhou o projeto desde o início, a nova sede do Siass Univasf é uma conquista para o servidor público federal que atua na região. “É um espaço onde a atenção à saúde do servidor estará sendo discutida, analisada visando à oferta de ações sob a ótica preventiva”, comentou.
Durante o evento, ele falou sobre o tema “Atenção à Saúde do Servidor”, fez um histórico sobre as políticas públicas voltadas à saúde dos servidores federais e detalhou a proposta da PASS e a criação do Siass, instituído pelo Decreto N° 6.833/2009, cuja rede hoje é formada por 128 unidades espalhadas pelo País. A Unidade Siass Univasf é a primeira implantada no interior de Pernambuco, onde há outras três, todas no Recife.
A Unidade Siass Univasf é formada por uma equipe com 14 profissionais das áreas de enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, medicina, psicologia e administração. Em breve, serão divulgados novos projetos e ações voltados à promoção à saúde do servidor. Outras informações sobre o Siass Univasf podem ser obtidas pelo telefone (87) 2101-6701.
Fonte: Renata Freitas (Assessoria de Comunicação da Univasf)