Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Com temas atuais e relevantes, JINCE/JID 2021 é aberta oficialmente pelo campus Petrolina

Para além de um evento de divulgação científica, o primeiro dia da JINCE/JID 2021 foi marcado pelo reconhecimento e celebração do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica do IFSertaoPE e também por profissionais de outras instituições. 

 
Mesa de abertura reuniu gestores, pró-reitores, presidente da comissão organizadora e coordenadora de extensão do campus Petrolina 

Inteiramente virtual devido à pandemia do coronavírus, a JINCE/JID 2021 está ocorrendo em plataformas e salas virtuais. Este ano, o evento, que acontece nos dia 07 e 08 de Outubro, tem à frente como organizador o campus Petrolina, congrega todos os campi da instituição e réune a 16ª Jornada de Iniciação Científica (Jince), 10ª Jornada de Trabalhos de Extensão, 9ª Jornada de Iniciação à Docência, 2ª Jornada do Residência Pedagógica - Jid, 8ª Mostra de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo e 2º Seminário de Pós-Graduação.


Em seu discurso, o presidente da comissão organizadora, Ericleiton Rodrigues, ressaltou a importância da Jince/Jid para os participantes

Compuseram a mesa de abertura a reitora, Leopoldina Veras, os pró-reitores de ensino, Socorro Tavares, de extensão, Vitor Lorenzo, de pesquisa, Kelsen Oliveira, o diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho, o presidente da comissão organizadora, Ericleiton Rodrigues, e a coordenadora de extensão, Anne Rose Rodrigues.

Em sua fala, Fabiano Marinho demonstrou o entusiasmo e alegria por ser o gestor do campus anfitrião nesta edição. "Sinto-me contente por podermos receber esse evento que reúne toda a instituição e presta contas à sociedade de todo trabalho desenvolvido por nossa comunidade acadêmica", afirmou.   


Paulo Henrique Reis, ator e docente do campus Petrolina, apresenta performance baseada em cordel que exalta o poder da educação para sociedade 

"Apesar de não podermos receber presencialmente, é com prazer que acolhemos os demais campi da instituição e todos os participantes. Temos também que reconhecer a importância desse momento, que objetiva disseminar o conhecimento, incentivar a pesquisa e que proporciona aprimoramento do conhecimento”, pontuou o presidente da comissão organizadora, Ericleiton Rodrigues.

Finalizando os discursos de abertura, a reitora Leopoldina Veras reconheceu os esforços de todos, que mesmo com as adversidades, persistem em seus estudos, pesquisas e sonhos. "Este momento é muito importante pra nossa instituição, pois é através dele que conseguimos expressar pra sociedade um pouco do que conseguimos fazer com o processo de interiorização da ciência, tecnologia e extensão. Traz a alegria, pois, mesmo com as dificuldades, nós não desistimos, não recuamos, e mostramos nossas forças enquanto nordestinos, estudantes e pesquisadores. Parabenizo a todos, principalmente aos que foram resilientes, perseverantes e não deixaram, mesmo com as adversidades, de buscar alternativas e possibilidades para desenvolver seus trabalhos e estudos", concluiu a dirigente. 


Primeira palestra do dia trouxe para análise o patrono da educação brasileira, Paulo Freire

Logo após a abertura oficial, performance artística foi realizada pelo professor de Língua Portuguesa do campus Petrolina, Paulo Henrique Reis, que interpretou o cordel 'Fome de Educação', do poeta Bráulio Bessa. Em seguida, o professor da UFPE e membro da cátedra Paulo Freire, José Batista, discorreu sobre a trajetória de Freire, sua produção intelectual e reconhecimento público dedicado ao educador e patrono da educação brasileira, a quem também, este ano, tem o centenário celebrado.

 
Em suas apresentações, discentes de todo o IFSertãoPE compartilham resultados e conclusões de suas pesquisas

À tarde, trabalhos desenvolvidos e submetidos por alunos da instituição, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e docência, foram apresentados e disponibilizados para acesso na página do evento. Também no mesmo turno, inaugurando a programação do 2º seminário de pós-graduação, o professor e pró-reitor de desenvolvimento institucional do IFSertaoPE, Alexandre Correia, apresentou palestra sobre ‘O uso de ferramentas estatísticas em pesquisas sociais’.

 
Detalhes das pesquisas são apresentadas virtualmente aos participantes 

Finalizando a programação do primeiro dia, o professor doutor da USP, Gustavo Cabral de Miranda, trouxe para explanação o tema “Desenvolvimento de vacinas contra a COVID-19”. 

 
No período vespertino, palestras trataram de estatística e vacinação contra a Covid-19 

A programação continua amanhã (08), com oficinas, apresentação de trabalhos e palestras no site especialmente desenvolvido para o evento, acesse e também no canal do YouTube do campus.  

 

 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350