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Última Atualização: 16 Dezembro 2021
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Criado: 16 Dezembro 2021
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Projeto IF Educa 4.0 encerra a primeira turma de estímulo à inovação e ao empreendedorismo em escolas públicas de Petrolina
A busca por soluções baseadas na tecnologia e na sustentabilidade para o atendimento de demandas do cotidiano tem impulsionado o surgimento, na área educacional, de projetos de estímulo à criatividade, à inovação e ao empreendedorismo. É o caso do IF Educa 4.0, iniciativa do IFSertãoPE, selecionada entre mais de 200 trabalhos da Rede Federal, que visa estimular o uso das tecnologias digitais da Economia 4.0 em estudantes de escolas públicas de Petrolina. Nesta quarta-feira (15), uma feira de protótipos elaborados a partir de conhecimentos acumulados nas cinco oficinas do projeto marcou a etapa de finalização da primeira experiência, ocorrida na Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos.
Oficineiro e articulador da montagem dos experimentos que participaram da mostra, o professor do IFSertãoPE Pablo Oliveira é entusiasta do movimento cultura maker, que tem como lema a expressão “Do it yourself” ou, em português, “Faça você mesmo”. “A cultura maker é uma mudança de filosofia da forma de consumo de material e os estudantes aprenderam a fazer algumas peças que são utilizadas em seu cotidiano”, explicou ele. No auditório da escola, protótipos como a impressora 3D e um totem de cano de PVC para os visitantes se prevenirem do coronavírus fizeram sucesso entre os participantes.
Um totem de PVC para o uso de álcool em gel foi utilizado pelos participantes da feira
Coordenadora do IF Educa 4.0 no IFSertãoPE, a professora Andréa Nunes relatou que o projeto contempla cinco oficinas: empreendedorismo e inovação; práticas de desenvolvimento da inteligência artificial; usos de tecnologias na agricultura; programação computacional; e cultura maker. “Eles criam protótipos, fazem a pesquisa científica, constroem equipamentos, aprendem o que é o empreendedorismo e como podem utilizar a inovação em sua vida pessoal”, afirmou ela.
“A gente tem a oportunidade de trazer esse aluno para aprender a fazer com suas próprias mãos ferramentas que podem dar um sustento e provar que eles têm potencial e capacidade”, enfatizou a coordenadora dos anos finais da Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Dayane Anjos, que acompanhou de perto todas as etapas do projeto e acredita no potencial da iniciativa em promover o protagonismo juvenil.
O estudante Paulo de Menezes explica o funcionamiento de um protótipo da área de Programação Computacional
O estudante do oitavo ano, Paulo de Menezes, era um dos mais entusiasmados apresentadores das novidades elaboradas nas oficinas do IF Educa 4.0. Em frente ao estande de Programação Computacional, ele disse que nunca havia imaginado a possibilidade de fazer um carrinho andar com a luz de um celular. “Eu queria aprender sobre programação e foi o que mais me dediquei”, afirmou. Agora Paulo pretende ser programador e continuar trabalhando com tecnologia.
Se o projeto deixa um legado para a escola contemplada, o efeito no IFSertãoPE pode ser sentido no envolvimento de estudantes como João Henrique Cavalcanti, bolsista do projeto e aluno do curso técnico em Agropecuária. Para ele, ter atuado no apoio ao desenvolvimento das oficinas foi uma oportunidade de exercitar o fundamento da educação: ensinar e aprender. “A gente já está vivendo a revolução da tecnologia, em que temos que estar qualificados, e quando a gente passa isso para eles acaba também incorporando e se interessando mais. É interessante para todos”.
A primeira experiência do IF Educa 4.0 já deixa um legado importante para as instituições envolvidas
O projeto IF Educa 4.0 segue até fevereiro do próximo ano na Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos, quando será finalizada a segunda turma. Mais duas turmas estão em curso nas Escolas Júlia Elisa Coelho e Paulo Freire. O próximo passo é ampliar o número de escolas participantes e realizar as oficinas de forma presencial, que devem ocorrer até dezembro de 2022. Enquanto isso, o formato híbrido seguirá no estímulo à busca por soluções criativas, impulsionando a inovação e o empreendedorismo.