-
Última Atualização: 21 Dezembro 2021
-
Criado: 21 Dezembro 2021
-
Acessos: 866
EaD do IFSertãoPE inova ao investir na criação de páginas e perfis nas redes sociais
Para diminuir as distâncias no contato com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, o Departamento de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) tem investido na criação de páginas e perfis nas redes sociais. A iniciativa, que facilita a interação e o atendimento ao cidadão, almeja contribuir com as mídias já existentes na instituição, a fim de destacar a cobertura de eventos, programas e ações e disponibilizar conteúdo institucional e educacional, como vídeos, fotos e áudios.
Confira, abaixo, as redes sociais em que a EaD do IFSertãoPE está presente:
YouTube
Criado em 2012, o canal da EaD no YouTube compartilha conhecimento, divulgando vídeos institucionais, cursos, eventos e outros materiais educativos produzidos pela equipe de comunicação da EaD. O canal, que conta com mais de 100 produções, quase 4.500 inscritos e cerca de 300 mil visualizações, é utilizado como ferramenta de ensino, e produz em um só lugar materiais audiovisuais didáticos, criativos, dinâmicos e interessantes para professores e alunos da EaD.
Anchor (Spotify)
Elaborado no ano de 2021, no auge da pandemia causada pelo novo coronavírus, o perfil da EaD no Anchor, mídia social própria para divulgação de áudios do Spotify, foi criado para armazenar podcasts ligados à orientação de educadores em sua tarefa de usar tecnologias digitais aplicadas à educação. O repositório de podcasts criados pela EaD do IFSertãoPE conta com episódios direcionados aos fundamentos da EaD, metodologias ativas, avaliação em EaD, G Suite Educacional, gravação e edição de videoaulas, além de boas práticas no Ensino Remoto Emergencial.
Esta semana a EaD do IFSertãoPE disponibilizou o seu perfil em mais uma mídia social. Dessa vez, o veículo escolhido foi o Instagram (@ead.ifsertaope), um aplicativo para smartphones muito utilizado em todo o mundo, principalmente pelo público jovem, para a publicação de fotos e vídeos. Entre os próximos conteúdos a serem produzidos e divulgados pelo perfil da EaD no Instagram, se destacam a apresentação dos cursos, professores e colaboradores por meio de posts; matérias sobre as profissões dos cursos oferecidos; dicas aos professores de como podem ser planejadas e realizadas videoaulas mais dinâmicas e atrativas; além de um quadro fixo sobre dúvidas e informações básicas e diretas de contatos com a instituição.
Para o chefe do Departamento de EaD do IFSertãoPE, Eudis Teixeira, o objetivo das mídias sociais é institucional e educacional. “Institucional no sentido de manter um diálogo dinâmico e acessível nesses ambientes, fortalecendo e consolidando ainda mais a marca do Instituto Federal. Educacional no propósito de popularizar os cursos EaD, mostrando suas possibilidades e possíveis carreiras, além de incentivar os alunos a produzir e compartilhar conteúdos educativos, facilitando o diálogo e a interação humanizada entre os estudantes, professores e a gestão do IFSertãoPE”, afirma ele.