-
Última Atualização: 30 Março 2022
-
Criado: 29 Março 2022
-
Acessos: 1154
Lançamento do Projeto Supera São Francisco reuniu IFSertãoPE, entidades parceiras e sociedade civil nesta terça-feira (29)
Na manhã desta terça-feira (29), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) lançou, durante evento realizado no auditório da Fundação Nilo Coelho, em Petrolina, o “Projeto Supera São Francisco: resgatando a viabilidade da ovinocultura no Sertão Pernambucano”. Com recursos que chegam a R$ 2,5 milhões, provenientes da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o projeto será realizado em parceria com diversos órgãos, visando a superação de desafios na produção de carne ovina no polo produtivo do Sertão do São Francisco, especialmente no combate a verminoses.
Com cerca de 80% do rebanho brasileiro de caprinos e ovinos concentrados no Nordeste do país (dados do IBGE) o projeto irá atuar em dez cidades de Pernambuco e Bahia. A ideia é atender cerca de 1800 famílias, capacitar centenas de técnicos e produtores, especialmente mulheres e jovens em temas como nutrição, controle de parasitas e cortes especiais da carne ovina, além de controlar verminoses em 90 mil animais, dentre outras ações.
A coordenadora do Projeto, profª Drª Tatiana Neres
O lançamento do Projeto contou com a participação de prefeitos e representantes de algumas das cidades que serão beneficiadas, tais como Petrolina, Cabrobó, Afrânio e Santa Maria da Boa Vista, além de instituições parceiras, servidores do IFSertãoPE envolvidos e outros interessados nas ações previstas. A coordenadora do Projeto Supera São Francisco e professora do campus Petrolina Zona Rural, Tatiana Neres, fez uma breve apresentação sobre os objetivos do Projeto e destacou o crescimento da criação de caprinos e ovinos no país. “Mesmo com as secas periódicas, as mudanças climáticas e a desigualdade social típica do Nordeste, a pecuária de caprinos cresceu 18% e a de ovinos, 16% na última década”, ressaltou.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo, fala sobre a importância do projeto
Já o pró-reitor de Extensão e Cultura do Instituto, Vitor Lorenzo Prates, lembrou a importância de “fazer o conhecimento sair do âmbito da academia e chegar ao pequeno produtor, ao povo que carece tanto de tecnologia, de extensão rural e do protocolo inovador no controle de verminoses que iremos oferecer com o Projeto Supera São Francisco”. Para o pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marcel Teixeira, o projeto trará mudanças significativas no setor produtivo e aumento de renda para os pequenos produtores, pelo que expressou a gratidão do órgão ao IFSertãoPE pela importante parceria.
A mesa de honra do evento contou com parceiros e prefeitos de cidades que serão beneficiadas
Já o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Cláudio Rodrigues, apresentou dados relevantes sobre a caprinovinocultura brasileira. “Quase 50% do rebanho nacional se encontra em propriedades com menos de 50 animais aqui no Nordeste. A mortalidade neonatal por verminoses ainda é muito alta nestas pequenas propriedades e o Projeto Supera São Francisco vem mudar essa realidade, ensinando práticas e protocolos que irão reduzir drasticamente esta mortalidade”, destacou.
Reitora destacou união de conhecimento empírico com conhecimento científico em prol da resolução de problemas
Para a reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, a natureza do Instituto é fazer a interiorização da educação, da pesquisa, da tecnologia e da inovação. “Enxergo no Projeto Supera São Francisco a oportunidade de resolvermos problemas práticos dos pequenos produtores, aliando seu conhecimento empírico com nosso conhecimento científico e tecnológico em busca da transformação da realidade de 1800 famílias nordestinas. Vamos fortalecer essa cadeia produtiva e melhorar a vida do nosso povo, do nosso Estado”, afirmou, aproveitando a oportunidade para ressaltar a importância dos parceiros no desenvolvimento do Projeto.
O Projeto deve beneficiar quase duas mil famílias nordestinas
Informações detalhadas sobre como os produtores interessados poderão participar do Projeto Supera São Francisco serão amplamente divulgadas pelo Instituto por meio do edital do Projeto, que será lançado nas próximas semanas.