Cooperação Brasil-Finlândia certifica professor do IF Sertão-PE

Docentes que participaram da primeira turma do programa “Professores para o Futuro”, parceria entre Brasil e Finlândia, receberam certificação, nesta quinta-feira (28), durante o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O evento contou com a participação de representantes das universidades finlandesas, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Embaixada da Finlândia e de Institutos Federais de Educação e Tecnologia.

O professor de informática do câmpus Petrolina do IF Sertão-PE, Alexandre Correia, foi um dos profissionais que celebraram a certificação. “Programas como esse deveriam ser institucionais. Educação hoje é um desafio global, que uma nação sozinha não consegue resolver. As nações precisam se unir, precisam cooperar para que esses problemas sejam melhor esclarecidos”, afirmou.

Primeira turma participante do programa Professores do Futuro

Alexandre passou cinco meses na Finlândia, onde teve experiências em ambientes de aprendizado. Segundo ele, uma oportunidade de avaliar o próprio sistema de trabalho, que já causou mudanças em sua postura como educador. “A gente já começou a aplicar essas experiências dentro de sala de aula e os resultados são fantásticos. Para o IF Sertão Pernambucano é algo que contribui bastante. A ideia é rever essas experiências positivas e trazê-las a título de sugestão para a comunidade discutir e aplicar aquilo que ela julgar que é interessante”, disse o professor.

Durante o evento, profissionais de diversos institutos federais puderam falar sobre o intercâmbio em uma mesa-redonda.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br