Reitor do IF Sertão-PE participa de debate durante III FMEPT

Na última quinta-feira (28), o reitor pro-tempore do IF Sertão-PE, Ivaldo José da Silva, participou como mediador de um debate durante o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Recife. O debate “(Bio) Diversidade: a diversidade humana e sua relação com o meio ambiente” teve como palestrantes as professoras Hildonice Batista, do Instituto Federal Baiano e Márcia Aguiar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além do secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), Paulo Gabriel Nacif.

Para Hildonice Batista, a natureza exige que o ser humano encontre formas de entendê-la e respeitá-la. “Nós temos a responsabilidade de pensar e agir em torno destas questões, aliando-as à sociobiodiversidade. Temos a missão de promover pensamentos diferentes sobre a diversidade humana, aliando-a a questão ambiental, que é coletiva, envolve a todos. Pensar os diferentes grupos humanos deve constar na grade da educação federal”, avalia. Márcia Aguiar destacou a importância dos docentes neste processo. “Para que o professor tenha condições de orientar as novas gerações em temas como diversidade humana e suas relações com o meio ambiente, é preciso melhorar suas condições de trabalho, atualmente degradadas. Sem isso, será difícil ter sucesso na formação cidadã digna”, pontua.

O secretário Paulo Nacif destacou a sociobiodiversidade do Brasil. “Ela engloba produtos, saberes, hábitos e tradições próprias de um determinado lugar ou território. Sobre isso aprendo um pouco mais a cada dia e reafirmo a necessidade de discutirmos políticas de educação que atendam a diversidade dos povos brasileiros, como indígenas, quilombolas e moradores do campo. As diretrizes institucionais dos Institutos Federais ainda precisam avançar para ir cada vez mais ao encontro destas comunidades”. Ele encerrou sua participação apresentando o trabalho da Secadi e citando o sociólogo Boaventura de Souza Santos: “Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem e lutar pelas diferenças sempre que a igualdade nos descaracterize.”

Para o reitor do IF Sertão-PE, o debate atingiu o objetivo de instigar a discussão sobre um dos temas do Fórum, a Diversidade. “O debate é um dos auges deste evento de educação, que prima muito mais por levantar perguntas do que por responder questões. As discussões realizadas hoje aqui refletem o pensamento da sociedade sob a perspectiva de fomentar no Brasil novos projetos de inclusão e de trato com o meio ambiente”, avalia professor Ivaldo.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br