-
Última Atualização: 17 Novembro 2022
-
Criado: 17 Novembro 2022
-
Acessos: 1011
Campus Petrolina Zona Rural sedia Jince/Jid 2022: eventos começaram na noite de ontem (16)
Na noite desta quarta-feira (16), o campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE sediou a abertura da XVII Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince); XII Jornada de Iniciação à Docência (Jid); IX Mostra de Inovação e Empreendedorismo e III Seminário de Pós-Graduação. O evento, que segue nesta quinta (17) e sexta-feira (18), conta com atividades presenciais e online, reunindo estudantes, professores e técnicos administrativos vinculados a Projetos de Pesquisa, Extensão, Ensino e Iniciação à Docência de todos os campi. Este ano, o tema dos eventos é “200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: reflexões, desafios e perspectivas no âmbito do IFSertãoPE.”
Roda de Toré emocionou a todos os presentes
Os participantes foram recepcionados no campus Petrolina Zona Rural com o emocionante ritual indígena dos “encantados”, a Roda de Toré, protagonizada por integrantes do Povo Pankará, vindos diretamente da Serra do Arapuá para apresentar um verdadeiro show de cultura. Dentre os participantes da Roda, havia, inclusive, estudantes indígenas do campus Floresta do IFSertãoPE. Para a servidora do campus Petrolina Zona Rural e também indígena Pankará, Elka Janaína, o campus "aldeiou-se" com a presença do Povo Pankará. "Momento ímpar para a Academia, em que o conhecimento tradicional e o conhecimento científico dialogam para a construção de uma sociedade dotada de respeito, significância, desconstrução de estereótipos e de sentidos. Assim vamos vivenciar a Jince/Jid 2022. Avante", afirmou.
Estiveram presentes estudantes, gestores e servidores de várias unidades do IFSertãoPE
A programação de ontem contou ainda com outras apresentações culturais, recepção e credenciamento dos participantes, formação de mesa de honra e coquetel. Compuseram a mesa de honra o diretor-geral do campus, Erbs Cintra; os pró-reitores de Ensino, Socorro Tavares; Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Kelsen Oliveira; e de Extensão, Vitor Lorenzo, na ocasião representando a reitora Leopoldina Veras, que por motivos de força maior, não pôde comparecer. Embora não tenha participado presencialmente, a reitora enviou um vídeo com sua mensagem de boas-vindas aos participantes, no qual destacou a importância da Jince/Jid voltar a ser realizada de forma presencial. "Fico feliz que toda a comunidade institucional possa participar novamente, no campus Petrolina Zona Rural, de eventos que são tão importantes para nossa Instituição. Agradeço a toda a equipe da Comissão Organizadora, pois a Jince/Jid historicamente trazem resultados extremamente relevantes para nós e toda a sociedade. Eu vejo em cada um de vocês a perseverança, que mesmo diante de um momento de tantas dificuldades que temos vivido, não recuamos, seguindo ofertando e desenvolvendo projetos. Isso é uma forma de resistência, de perseverança, e de acreditar na Educação", disse a Reitora.
Componentes da mesa de honra durante abertura do evento
A mesa contou também com a presença do presidente da Agência do Empreendedor do município de Petrolina, Plínio Amorim, representando o prefeito Simão Durando; e do presidente da Comissão Organizadora do Evento, o professor do campus Petrolina Zona Rural Manoel Pedro da Costa Júnior. Participaram ainda da cerimônia os pró-reitores de Administração, Jean Alencar, e de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia, além de outras autoridades, estudantes, servidores e gestores do campus Petrolina Zona Rural e de outras unidades do IFSertãoPE. Também esteve presente o presidente do Conselho Estadual de Educação, Antônio Henrique Habib, cuja palestra “200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: reflexões, desafios e perspectivas", prevista na programação da noite, não foi realizada por razões de saúde.
Discurso do diretor-geral, Erbs Cintra, destacou desafios da pandemia
Em seu discurso, o diretor-geral Erbs Cintra agradeceu a garra, esforço e dedicação de todos os servidores envolvidos na organização dos eventos, e também ao Povo Pankará, pela emocionante participação na abertura da Jince. "O campus Petrolina Zona Rural tem a honra de sediar a XVII Jince/JID, celebrando a ancestralidade e os povos tradicionais, além da força da comunidade acadêmica do Sertão Pernambucano, que se traduz ações sociais que levam esperança para a nossa gente. Foram dois longos anos de distanciamento social por conta da Pandemia. Isso nos trouxe verdadeiras lacunas, bem como também semeou novos desafios para a comunidade acadêmica, para o Sertão pernambucano, como o aumento da pobreza extrema, cenários de desnutrição e tantos outros. Temos a missão social de buscar e encontrar soluções, e os eventos que hoje começam são oportunidades perfeitas para isso, uma vez que apresentam a culminância de tantos projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação. Minhas boas vindas a toda a comunidade do IFSertãoPE", declarou.
Apresentação cultural de recepção dos convidados
A cerimônia formal com os discursos dos componentes da mesa foi transmitida ao vivo, na noite de ontem (16), pelo Canal Oficial do IFSertãoPE no YouTube. Também foi gravada, e está à disposição para quem tiver interesse em assistir, bastando acessar este link. Outras fotos do evento podem ser acompanhadas nos perfis do IFSertãoPE e do campus Petrolina Zona Rural no Instagram. Confira aqui a programação oficial dos eventos.