-
Última Atualização: 26 Outubro 2023
-
Criado: 26 Outubro 2023
-
Acessos: 470
Aluna Valéria Matias, do curso técnico em Informática, do campus Salgueiro, representa o Brasil com outros 9 estudantes no Parlamento Juvenil do Mercosul, na Argentina
A aluna Maria Valéria Matias Nunes, do curso técnico em Informática, do campus Salgueiro do IFSertãoPE, foi um dos 10 estudantes brasileiros selecionados para representar o país no Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontece de 26 a 30 de outubro na Argentina. O evento é promovido pelo Setor Educacional do Mercosul/SETEC/MEC, e acontece a cada 2 anos. A delegação de brasileiros estará com outros jovens de países membros do Bloco para participar de atividades formativas, vivenciar o funcionamento das instituições democráticas e debates.
O evento reúne estudantes que foram selecionados pelo protagonismo em diferentes áreas. Valéria foi escolhida por ter se destacado no Hackathon Mercosul, outro evento promovido pelo Mercosul, com foco em criatividade, inovação e prototipagem, realizado em junho deste ano.
Valéria representa o Brasil junto com outros 9 estudantes no Parlamento Juvenil 2023
"Fiquei extremamente feliz quando recebi a notícia de que estaria na delegação! Foi a Reitora Leopoldina quem me falou, logo no encerramento da JINCE/JID. Sou muito grata por ter sido selecionada, não imaginava que iria fazer algo assim. É uma oportunidade muito grande poder representar o Brasil em Buenos Aires", disse Valéria.
A estudante destacou a importância da vivência no Instituto para ampliação de suas oportunidades. "Amo fazer parte do IF, essa instituição que tanto me agregou. Pude conhecer muita gente incrível, participar de projetos incríveis, e colocar em prática o que aprendo na sala de aula. Fazer parte do Instituto me abriu oportunidades que eu não imaginava!", afirmou.
Durante a jornada em Buenos Aires, os estudantes vão participar de comissões de trabalho nos eixos do programa (Inclusão Educacional, Juventude e Trabalho, Direitos Humanos, Integração Regional, Participação Cidadã e Gênero). Também haverá sessão plenária para posterior redação e aprovação da Declaração Final do PJM, e entrega às autoridades competentes. O evento encerra no dia 30/10.