-
Última Atualização: 18 Dezembro 2023
-
Criado: 18 Dezembro 2023
-
Acessos: 437
IFSertãoPE alcança 2ª e 3ª colocações respectivamente nas categorias de Cultura Empreendedora e Inovação nas IES Empreendedoras
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) foi reconhecido como uma das Instituições de Ensino Superior mais inovadoras do país. De acordo com o ranking de instituições empreendedoras elaborado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), o IFSertãoPE ganhou destaque nacional pelo fomento do empreendedorismo e da inovação no instituto. O IES Empreendedoras deste ano abrangeu universidades e institutos, classificando-os com base em sua abordagem empreendedora.
O IFSertãoPE alcançou o 2º lugar na categoria “Cultura Empreendedora” dentre os IFs em uma dimensão que abrange as posturas empreendedoras discentes e docentes e as avaliações das matrizes curriculares. “Esse resultado foi proporcionado pelas inclusões de disciplinas de Empreendedorismo e Inovação nas matrizes curriculares de cursos de níveis médio e superior, que garante ambiente para discussão da temática dentro da comunidade acadêmica. Além disso, a oferta de cursos de extensão, promoções de eventos na JINCE/JID ou comemorativos ao dia nacional da inovação e fomentos de bolsas de PIBITIs focadas em Ensino, Extensão e Pesquisa”, avaliou o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE, Kelsen Oliveira.
Outro destaque do IFSertãoPE foi na categoria “Inovação”, alcançando a 3ª colocação entre os Institutos Federais. Esta dimensão abrange uma série de indicadores que validam as escolhas, tais como: pesquisa, patente, espaços de inovação em tecnologias sociais, entre outros. “Destaca-se que os fomentos garantidos pelos projetos do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e a Inovação (PAEmpI) e Auxílio a Projetos de Pesquisa em Iniciação Científica e Tecnológica (APICPEX) em propostas inovadoras e os trabalhos realizados pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) e Incubadora do Semiárido (ISA) e suas respectivas células NIT e ISA nas unidades garantem uma maior aproximação de servidores(as) e discentes com ideias, propostas ou produtos possíveis de alcançarem registros de propriedades intelectuais. Destaca-se ainda que esses resultados e seus idealizadores ou coordenadores estão divulgados a partir do portal Integra”, pontuou Oliveira.
O ranking “IES Empreendedora” é elaborado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), com o objetivo de estimular a educação superior, a partir de diretrizes e casos de sucesso nacional e internacional que possam ser aplicados em instituições brasileiras. “Os resultados alcançados servem para identificarmos como estamos e quais aspectos precisam ser fortalecidos, inclusive a instituição ser listada no ranking já é motivo de grande satisfação e alegria e termos integrantes no conselho já nos dá mais responsabilidade também para conhecermos as dimensões e buscarmos alcançá-las com maior prioridade”, finalizou Oliveira.
Para conferir o ranking completo, clique aqui.