Fórum Proeja reúne alunos, servidores do IF Sertão-PE e outras instituições para debater Programa

Teve início na tarde de ontem (28), no auditório central do campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), o I Fórum Proeja, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Com o tema “Discutir o Proeja visando sua sustentabilidade na perspectiva da educação como direito”, o Fórum lotou o auditório com alunos, servidores de diversos campi do Instituto e de outras instituições, como Uneb e Instituto Federal Baiano.

Adelmo Santana elogiou os organizadores do evento e o palestrante escolhido

A mesa de honra do evento foi composta pelo diretor-geral do câmpus Petrolina, Fabiano Marinho; pela diretora de Ensino, Leopoldina Veras; a pró-reitora de Ensino, Flávia Cartaxo e pelo reitor pro tempore Adelmo Santana, que parabenizou a equipe organizadora por trazer à discussão um tema bastante pertinente e uma referência no assunto, o professor Dante Henrique Moura, do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN).

Dante Moura, do IFRN, durante palestra de abertura do evento

Ele foi o responsável pela palestra de abertura do Fórum, “O Proeja e os desafios à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, quando defendeu, dentre outros pontos, a aproximação entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional e a capacitação específica de professores para atuação com aquela categoria.

Luzinete Moreira e Marcos Uchôa compartilharam experiências com os presentes

A programação seguiu com a realização das mesas-redondas “O PROEJA como inquilino: impactos preliminares do processo de implementação do Programa no IF Sertão-PE, câmpus Petrolina 2006-2013”, com o pedagogo Antonio Marcos Uchoa, do campus Petrolina Zona Rural; “Práticas Pedagógicas significativas no Curso de Edificações do câmpus Petrolina”, com a também pedagoga Luzinete Moreira, do próprio câmpus; e “Cenário do Proeja no IF Sertão-PE”, com membros da Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e o Êxito dos Estudantes do Instituto.

O primeiro dia do evento foi encerrado com relatos de experiência de alunos egressos e matriculados do Proeja. A programação segue nesta terça-feira (29) com a formação de Grupos de Trabalho e posterior socialização das discussões.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro