Fórum Proeja sinaliza propostas de fortalecimento do Programa no IF Sertão-PE

O último dia do I Fórum do Proeja do IF Sertão-PE, ocorrido nesta terça-feira (29), no campus Petrolina, foi marcado pelo compartilhamento de experiências entre os participantes e pela socialização das propostas recolhidas nos grupos de trabalho. O evento, que teve início segunda-feira (28), reuniu servidores, estudantes e gestores de todos os campi da instituição para discutir e delinear ações voltadas ao Programa.

Compartilhamento de experiências entre os participantes marcou o Fórum

Durante o período da manhã, várias reflexões foram apontadas pelos participantes sobre os desafios institucionais para a efetiva realização do Programa. Questões como organização e flexibilização da grade curricular, validade de atividades extracurriculares, tempo de duração dos cursos e permanência do aluno na instituição permearam as discussões do Fórum.

A servidora Terezinha de Jesus, 64 anos, formada no campus Petrolina pelo Proeja, destacou a importância de discutir a temática. “O evento foi muito bom. Uma oportunidade de fazer uma avaliação dos cursos e de seus problemas. Já que esse Programa tem uma proporção muito grande na vida dos alunos”, disse.

Alunos relataram os desafios e as expectativas de participar do Proeja

“O momento foi muito produtivo. Consegui perceber o contexto, a singularidade e a complexidade do Proeja no IF Sertão-PE. Como Pedagoga, saio do Fórum me sentindo desafiada e empolgada em desenvolver projetos nessa linha”, ressaltou a servidora Nadja Farfan.

Socialização das propostas

Para  discutir os principais desafios do Programa e sinalizar propostas, os participantes do I Fórum Proeja se dividiram em quatro grupos de trabalho: Acesso e Permanência; Dimensão Pedagógica e Administrativa; Prática Pedagógica; e Formação Pedagógica. Na tarde desta terça-feira (29), os grupos se reuniram no Auditório Central do campus Petrolina para a socialização das proposições.

Grupos de trabalho discutiram os principais desafios do Programa e sinalizaram propostas

“O momento foi muito positivo, porque tivemos a oportunidade de discutir com todos os campi e segmentos da instituição as problemáticas que existem em torno do Proeja. A perspectiva é que todas as questões lacunares apontadas pelos grupos de trabalho sejam minimizadas diante do cenário atual de ampliação da presença do Proeja”, destacou Rosilene de Oliveira, assessora de Ensino da Proen.

De acordo com a Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE), as instituições deverão “oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional”. No IF Sertão-PE, o atual percentual de presença do Proeja é de 10%.

Segundo Marcos Uchoa, pedagogo do campus Petrolina Zona Rural e presidente da comissão organizadora do Fórum, é cada vez mais relevante colocar o Proeja na pauta de discussão do Instituto. “Se queremos enfrentar os desafios, é importante os momentos de escuta e diálogo”, avalia ele.

Agora, as propostas sugeridas pelos quatro grupos de trabalho serão encaminhadas para os/as diretores/as de ensino dos campi, que discutirão localmente todas as dificuldades e potencialidades apontadas pelo Fórum. Em seguida, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IF Sertão-PE vai se reunir com a Comissão Central do Fórum para elaborar um documento institucional do Proeja.

Texto: Luis Osete e Dionísia Santos

Reitoria