Comitiva do IF Sertão-PE participará do Fórum Franco Brasileiro “Ciência e Sociedade”

Entre os dias 10 e 23 de outubro, um grupo de estudantes e professores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) participará de mais uma edição do Fórum Franco Brasileiro “Ciência e Sociedade”, que este ano terá a Agroecologia como temática central e será realizado em Arras, na França. Desde 2007, a instituição participa de todas as edições do evento e, desta vez, será representada por uma comitiva formada por cinco discentes e dois docentes, que foram selecionados por meio de editais abertos pela Coordenação de Assuntos Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), no mês de agosto.

Cinco estudantes do IF Sertão-PE foram selecionados para participar do Fórum Franco Brasileiro "Ciência e Sociedade" 2015, que será realizado em Arras, na França.

Realizado a cada dois anos desde 2002, quando houve a primeira edição, o Fórum tem como objetivo contribuir para a formação e o enriquecimento da cultura científica dos jovens, enfocando temáticas relacionadas à tecnologia, à saúde e ao meio ambiente, numa perspectiva interdisciplinar. Por essa razão, o evento assume um formato não acadêmico e abrange cinco etapas: fase de sensibilização, fase de preparação, encontro com parceiros na França, realização do fórum e prestação de contas à comunidade acadêmica, após o retorno ao Brasil. Após a conclusão das duas primeiras fases, a comitiva do IF Sertão-PE embarcou na última quinta-feira (9) para a França, tendo como destino a cidade de Montpellier, onde serão recepcionados pelas instituições parceiras e ocorrerão as atividades pré-fórum. Em seguida, o grupo será transportado a Arras para participação no Fórum Franco Brasileiro “Ciência e Sociedade”, que acontecerá de 18 a 23 de outubro, no Lyceé Arras.

Além dos professores João Luiz da Silva (campus Floresta) e Andrea Carvalho (campus Petrolina Zona Rural), fazem parte da comitiva estudantes de diferentes cursos técnicos e campi do IF Sertão-PE: Renata Souza (Subsequente em Agropecuária, campus Floresta), Mikaela Sá (Médio Integrado em Agropecuária, campus Floresta), Tatiana Souza (Médio Integrado em Informática, campus Floresta), Leonardo Santos (Médio Integrado em Edificações, campus Ouricuri) e Amanda Santos (Médio Integrado em Edificações, campus Salgueiro). Para esse grupo de jovens estudantes, a participação no evento representará uma oportunidade de compartilhar experiências em diferentes áreas do conhecimento, bem como apresentar os projetos desenvolvidos pela instituição através do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Agroecologia e Produção Orgânica do Sertão Pernambucano.

“Como a proposta do Fórum é bastante abrangente, há questões que interessam a todos nós, como o impacto do consumo de água na produção agrícola, industrial e na construção civil”, explica o estudante de Edificações, Leonardo Santos. “A ideia é buscar o diálogo entre as diferentes áreas voltadas para o desenvolvimento sustentável, não se limitando apenas à temática da Agroecologia”, acrescenta a estudante de Informática, Tatiana Souza. “Por isso, vamos nos dividir para acompanhar atividades diferentes e depois repassar as informações para os outros colegas”, comenta a estudante de Agropecuária, Mikaela Sá.

Para outras informações sobre a programação do Fórum Franco Brasileiro “Ciência e Sociedade”, acesse a página do evento aqui.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro