Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE expõe práticas e conhecimentos durante sexta edição da feira

Exposição de tecnologias de convivência com o Semiárido que atrai a atenção de produtores e pequenos agricultores de todo o Nordeste. Um intenso intercâmbio de conhecimentos e práticas que garantem a produção na região. Este é o sexto SemiáridoShow, evento que começou nesta terça-feira (20) e segue até esta sexta (23), na Embrapa Semiárido, em Petrolina.

 

Intercâmbio de conhecimento no stand do If Sertão-PE no SemiáridoShow

Com o tema “Territórios, água e agroecologia: bases para vida no Semiárido”, a feira é uma oportunidade para que cada um dos presentes demonstre o que de melhor desenvolve. Possibilidade aproveitada pelo IF Sertão-PE, que levou para o evento projetos na área da Agroecologia, Zootecnia e Agroindústria. Para o coordenador de Extensão do campus Petrolina Zona Rural, João Bandeira, é uma oportunidade de os estudantes terem contato com o produtor. “À medida que o aluno está em diálogo com o produtor, além de passar o conhecimento que adquiriu em sala de aula, ele acaba aprendendo também”, afirmou.

Estudantes apresentam rações feitas com plantas da região

O movimento foi intenso na área de exposição do IF Sertão-PE. Diversos produtores, pequenos agricultores, empresários tiveram a oportunidade de conhecer o que é desenvolvido durante os cursos, com a devida explicação dos estudantes. Na área de Zootecnia, por exemplo, estão sendo expostas rações elaboradas com forragens nativas, além da realização do exame de OPG, método simples para monitorar parasitas nos rebanhos. “Realizamos na hora esse exame, através das fezes do animal, mostrando para o produtor que é eficaz no controle da verminose”, explicou o estudante de Zootecnia, Manoel Lucas. 

Sementes de mamona, milheto, sorgo são utilizadas na adubação verde

Já no espaço do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia, o que chamou a atenção do público foi a plantação de horta orgânica, de ervas medicinais, demonstrações de adubação verde, compostagem e o cultivo de hortas em pequenos espaços. “As pessoas estão vindo frequentemente. No caso da adubação verde, as pessoas veem as sementes, conhecem e as vezes acham que não têm serventia e a gente está mostrando para que serve”, disse a estudante de Agronomia, Camilla Alves. Para o aluno de Agricultura, João Otávio, o momento é uma oportunidade de troca de ideias. “Aqui está sendo bastante proveitoso, porque a gente vem com algumas ideias e acaba sendo surpreendido por esses grandes e pequenos agricultores”. 

Foi apresentada a possibilidade de cultivo de hortas em pequenos espaços

Em exposição ainda no estande do IF Sertão-PE estão os produtos elaborados nas aulas práticas do curso de Agroindústria, tanto do campus Petrolina Zona Rural, quanto do Centro de Referência de Afrânio, através do Pronatec. 

Produtos elaborados pelos estudantes de Agroindústria estão sendo expostos

Além dos estudantes do campus Petrolina Zona Rural, alunos, professores e técnicos de outros campi do IF Sertão-PE, como Floresta, estiveram presentes no Semiárido Show, em visitação. “O evento é muito rico, mostra muitas tecnologias que podemos usar no Semiárido, nós somos de um campus que também está localizado no sertão e muitas vezes o pequeno produtor não tem consciência do potencial que ele tem. Aqui a gente pode ver as potencialidades e é uma oportunidade de conhecer essa realidade”, concluiu a professora e coordenadora de Extensão do campus Floresta, Fabiana Rodrigues. 

Programas que ampliam o acesso ao ensino técnico agregam experiências no estande do IF Sertão-PE

Vitrine das ideias inovadoras que povoam as práticas pedagógicas dos programas de ampliação do acesso à educação técnica no semiárido Pernambucano, o estande do IF Sertão-PE apresenta ao público uma mostra criativa das aulas práticas do curso de Agroindústria, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Centro de Referência de Afrânio.

Estudantes do curso técnico de Agroindústria apresentaram os resultados das aulas práticas

Concluinte do curso, Danilo César explicou que os doces, geleias, licores e compotas foram produzidos ao longo dos últimos 16 meses de disciplinas. “É importante estarmos aqui pela oportunidade de repassar o conhecimento que já aprendemos nas aulas sobre a elaboração desses produtos”, revelou ele, que participou pela primeira vez do SemiáridoShow.

Quem também compartilhou os saberes aprendidos em sala de aula foi o estudante do curso técnico em Agropecuária pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) Silvano Nascimento. Depois de cumprir oito das nove etapas do curso, ele apresentou aos visitantes as vantagens da Horta Orgânica, um sistema de produção de hortaliças sem aditivos químicos. “Em um pequeno espaço conseguimos diversificar ao máximo a produção, mostrando às famílias a possibilidade de produzir um alimento saudável e barato”, explicou Silvano.

A experiência da Horta Orgânica foi apresentada por estudantes do curso técnico em Agropecuária do Pronera

A pró-reitora de Extensão e Cultura do IF Sertão-PE, Gleide Coimbra, lembrou que a cada edição do SemiáridoShow o Instituto tem aprendido a dialogar com um importante segmento do setor produtivo local: os agricultores familiares. “Esse evento é uma oportunidade ímpar para a instituição difundir uma forma de conhecimento voltada à convivência com o semiárido, além de colocar os nossos alunos em contato direito com a agricultura familiar e os povos tradicionais”.

Por: Inês Guimarães e Luis Osete / Ascom

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350