IF Sertão-PE lança Programa Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes

Este mês de novembro será de mobilização em torno de um fenômeno complexo, que há décadas desafia o cotidiano educacional em todas as regiões do país: a evasão escolar. Em cada campus do IF Sertão-PE serão realizados eventos com o objetivo de fazer um diagnóstico das causas de evasão, além de sinalizar a implementação de ações administrativas e pedagógicas que ampliem as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes.

A iniciativa foi impulsionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que, junto à Secretaria de Educação Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), fez um levantamento de informações nacionais sobre o tema, detectou as fragilidades no processo educacional e recomendou estratégias para a solução do problema. Em agosto deste ano, o IF Sertão-PE instituiu a Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes por meio da Portaria nº 476/2015.

De acordo com a presidente da comissão, a professora Danielle Martins, a investigação envolve as análises quantitativa e qualitativa. "Serão avaliados os dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), e os diversos níveis e modalidades dos cursos oferecidos pelo IF Sertão-PE que tiverem evasão superior a 15%", explica ela. A participação coletiva será imprescindível no levantamento das informações, e deve envolver coordenadores de cursos, pais, estudantes, professores, gestores e o aluno evadido.

"Se identifico que meu aluno está evadindo porque não tem auxílio transporte, podemos direcionar a verba para o foco do problema. Quando são fatores externos, podemos intervir junto à prefeitura para que seja fornecido ônibus, bem como rever os planos de curso, capacitação docente e assim por diante. Essa portaria mexe com o IF Sertão-PE como um todo", destaca Danielle.

A ideia é construir planos e metas que serão acompanhados anualmente pelo Instituto. "Esse estudo de evasão na instituição já existe desde 2013, entretanto, um plano estratégico de definição de ações e acompanhamento foi definido apenas este ano", explica Danielle. O primeiro relatório do plano de ação está previsto para ser lançado até o dia 29 de fevereiro de 2016.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br