Segundo dia da Jince apresenta programação diversificada

Apresentações de trabalhos, minicursos, visitas técnicas e atrações culturais. Essas e outras atividades marcaram o segundo dia da X Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), que prossegue até esta quarta-feira (25) no campus Petrolina Zona Rural. Em sua décima edição, a Jince conta com a participação de estudantes dos sete campi da Instituição: Floresta, Ouricuri, Petrolina, Petrolina Zona Rural, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada.

Nesta terça-feira (24), a programação teve continuidade com as apresentações orais de trabalhos científicos pelos estudantes. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar para a comunidade os resultados dos projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica que vêm desenvolvendo nos seus respectivos campi, sob a orientação dos professores do Instituto. Todos os projetos são vinculados aos Programas Institucionais de Bolsas do IF Sertão-PE, como os de Iniciação Científica (Pibic e Pibic Jr), de Extensão (Pibex) e de Inovação Tecnológica (Pibiti).

Apresentações orais foram concluídas nesta terça-feira

Além da programação científica, um dos destaques na manhã de hoje foi a realização de um minicurso de gastronomia promovido por alunos e professores do curso de Tecnologia em Alimentos, com a participação do chef de cozinha Normandio Guimarães. Durante o Show Cooking, o chef apresentou para os participantes, passo a passo, um requintado cardápio elaborado principalmente com ingredientes regionais: filé de carne de sol defumado em ervas e canela, risoto de abóbora e, como sobremesa, o “Tietê do Sertão”, um prato à base de macaxeira, rapadura e especiarias.

A professora Pricila Osório, de Tecnologia de Alimentos, mostra o prato principal elaborado durante o Show Cooking: risoto de abóbora e filé de carne de sol à moda do chef Guimarães

Segundo uma das organizadoras do minicurso e professora de Tecnologia em Alimentos do IF Sertão-PE, Priscila Osório, a ideia é valorizar os sabores característicos do sertão pernambucano. “Todos os pratos elaborados contêm ingredientes típicos da nossa região, como o capim santo, o alecrim, a macaxeira, a manteiga da terra, a carne de sol e muitos outros”, destaca. Ao final da preparação, os participantes puderam degustar os pratos do chef Guimarães e aprovaram o toque regional dado pelos ingredientes e temperos sertanejos.

Ao final, os participantes puderam degustar os pratos elaborados com ingredientes regionais

II Mostra Tecnológica

A tarde foi movimentada pela II Mostra de Inovação Tecnológica, que tem como objetivo mostrar um resultado mais prático das pesquisas e proporcionar maior interatividade entre os estudantes. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Luciana Cavalcanti, doze projetos foram inscritos, a maioria na área de Informática e de Tecnologia de Alimentos. “A gente pensou num modelo que fosse mais interativo e que as pesquisas que realmente geram algum protótipo pudessem ser apresentadas ao vivo. A gente está muito feliz porque é uma forma de estimular a criatividade de nossos alunos”, afirmou.

O frescor do tamarindo fez sucesso na batida com hortelã

Sabe aquele frescor do hortelã e o azedo do tamarindo? São dois sabores que inovam os alimentos, ao transformarem uma simples "surpresinha" em um acontecimento de grande prazer ao paladar ou uma despretensiosa "batida" em uma bebida irresistível. Essas foram duas matérias-primas de produtos que representaram o curso técnico em Agroindústria do Centro de Referência de Afrânio na II Mostra.

Para a estudante Isanete de Sousa, apresentar a "batida de tamarindo com hortelã" e a "surpresinha de tamarindo" na Mostra de Inovação Tecnológica da X Jince é uma oportunidade de colocar à prova as mais novas invenções do curso. “Além de mostrar nosso trabalho, é muito importante saber a opinião do público. As críticas mostram pra gente um caminho”, destaca. Ano passado, na 10ª Festa do Tamarindo de Caboclo, povoado do município de Afrânio, o curso técnico em Agroindústria foi premiado com o segundo lugar no tradicional concurso de culinária. A receita do "sorvete de tamarindo" conquistou o paladar dos jurados e do público presente ao evento, provando que, além de inovadores, o frescor azedo da fruta é a sensação do momento.

Estudantes apresentaram softwares ligados à área de Agronomia

Outro trabalho em destaque foi o resultado do curso de Formação Inicial e Continuada de Beneficiamento de Pescado ofertado através na Unidade Remota de Sobradinho. As alunas expuseram produtos feitos pelo beneficiamento de tilápia, coxinha e patê de peixe. “É a primeira vez que a gente participa de um evento como a Jince e é maravilhoso, porque não esperávamos estar aqui hoje. A gente tem expectativa de a partir daqui surgir mais coisas”, avaliou a estudante Rosália Vieira.

O estudante Rodrigo Santos apresenta seu programa "Mudando o canal"

Além dos alimentos, foram apresentados softwares de projetos ligados a Agronomia, como projetos de irrigação e drenagem agrícola, e na área da Ciência da Computação, como o programa “Mudando o Canal”, desenvolvido pelo estudantes do curso de Licenciatura em Computação do campus Petrolina, Rodrigo Santos, para facilitar a conectividade entre computadores, smartphones e televisão, através de um roteador.

Os projetos inscritos foram avaliados por uma banca de avaliadores. O primeiro, segundo e terceiro lugares receberão premiação em dinheiro. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de  encerramento, nesta quarta-feira (25). A noite foi encerrada com oficina de dança e apresentação da banda Xote Federal do campus Salgueiro.

*Com informações e fotos de Inês Guimarães, Luís Osete e Tito Souza

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro