X Jince encerra programação com premiação de trabalhos

A X Jornada de Iniciação Científica (Jince) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), realizada no campus Petrolina Zona Rural, chegou ao fim nesta quarta-feira (25). No último dia do evento, o destaque foram as apresentações em banner feitas por bolsistas de todos os campi do Instituto.

A estudante do curso Técnico em Multimeios Didáticos, Josilaine de Souza, participou pela primeira vez da Jince e com um motivo a mais para comemorar: ela é a primeira aluna do Pronatec do campus Floresta a ser bolsista e apresentou seu projeto “Promoção de alfabetização midiática e informacional no Sertão Pernambucano: um estudo de caso no município de Floresta”. Para Josilaine é um privilégio. “Está sendo ótimo, estou tendo a oportunidade de apresentar não só o meu projeto, mas também de conhecer outros. É um leque de conhecimento muito grande”, afirmou.

Josilaine de Souza é a primeira estudante bolsista do Pronatec do campus Floresta

As alunas do curso de Agropecuária do campus Santa Maria da Boa Vista, Raniere dos Santos e Fernanda Reis, aproveitaram a participação na Jince para divulgar mais do que seus trabalhos. “É uma experiência única e um ótimo evento para divulgarmos também o nosso campus”, disse Raniere. Os trabalhos foram apresentados até o final da manhã, abrangendo diversas áreas e temas.

Fernanda e Raniere aproveitaram para divulgar o campus Santa Maria da Boa Vista

Cerimônia de encerramento

A programação da X Jince foi encerrada ao som de voz e violão do estudante do campus Petrolina, Leonardo Soares, num repertório repleto de músicas com referências regionais. Em seguida, foi realizada a premiação dos trabalhos apresentados durante a Jornada. Estiveram presentes o reitor pro tempore do IF Sertão-PE, Adelmo Santana, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Cícero Antônio de Souza, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Gleide Coimbra, a diretora do campus Petrolina Zona Rural, Jane Perez, a coordenadora de Pesquisa do campus, Mariana Barros, e a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Luciana Cavalcante.

Auditório lotado cantou junto com Leonardo Soares

O reitor, Adelmo Santana, destacou a participação dos estudantes como principal força para realização da Jince. “Nós estamos aqui para fazer a diferença. E a diferença está no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação”, ressaltou. A diretora geral, Jane Perez, reforçou a satisfação em receber estudantes e servidores dos demais campi da instituição. “Para o campus foi um prazer imenso. Que vocês tenham aproveitado cada momento, que tenham aprendido e promovido a troca de experiências que é o mais importante”.

A qualidade dos trabalhos apresentados na Jince foi um dos pontos destacados

A ansiedade tomou conta da plateia quando o anúncio dos trabalhos laureados começou a ser feito. Os premiados não escondiam a emoção de ter o trabalho reconhecido e a cada nome revelado os aplausos enchiam ainda mais o auditório já lotado. Foram mais de 30 projetos em destaque, entre Programa de Iniciação Científica e de Extensão, além dos premiados pelo Núcleo de Inovação Tecnológica.

Mais de 30 trabalhos foram laureados

A solenidade foi encerrada em clima de expectativa para a próxima Jince, que ainda não tem local certo para acontecer.

Clique aqui para conferir a relação dos estudantes laureados.

Confira aqui os premiados na II Mostra de Inovação Tecnológica.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br