Seminário planeja a formação sindical de base no Nordeste

Mais de 50 trabalhadores de diferentes seções sindicais do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) se reuniram, entre sexta (27) e domingo (29), no campus Petrolina do IF Sertão-PE, para o 1º Seminário Nordestino de Planejamento da Formação Sindical de Base. O evento, organizado pela Seção IF Sertão-PE do Sinasefe e pelo Núcleo de Formadoras e Formadores de Base, contou com oficinas, mesa redonda e um curso de Autonomia Operária.

Durante os três dias de debates, mais de 50 servidores federais planejaram a formação sindical

Após a recepção das diferentes delegações do Nordeste presentes ao Seminário, o servidor do Colégio Pedro II, William Carvalho, mediou a oficina sobre carreiras (técnico-administrativos e docentes). Ele apresentou a proposta defendida pelo Sinasefe de carreira única, composta por dois cargos: o de professor e o de técnico administrativo em educação, além da defesa do fortalecimento do vencimento básico, um step (bonificação assegurada em cada progressão) de 5%, o piso com salário mínimo do Dieese e outras proposições defendidas pelo Sindicato.

À noite, foi a vez de o professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Saulo Pinto, ministrar a mesa redonda "O sindicalismo dos trabalhadores da Educação Federal no nordeste brasileiro: situação e perspectivas". Depois de traçar um panorama da construção da greve este ano e do impacto da política econômica para o cotidiano dos trabalhadores, ele defendeu a continuidade de espaços semelhantes ao Seminário. “É um momento de autoeducação coletiva, em que os trabalhadores passam a refletir sobre si e sobre como a conjuntura atual impacta as práticas sociais”, destacou ele.

Foi intensa a participação dos servidores do IF Sertão-PE durante toda a programação do evento

Durante todo o sábado (28), o professor do Colégio Pedro II e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Alexandre Samis, facilitou o curso "Autonomia operária: história e metodologia". Foram apresentados 150 anos de organização dos trabalhadores em torno da construção das pautas trabalhistas, contextualizadas historicamente a partir da vida e da obra do filósofo francês Pierre-Joseph Proudhon. Para Samis, o grande desafio atual da organização sindical é “lutar internamente contra a burocratização e externamente contra a preponderância do grande capital e do Estado”.

Na manhã de domingo (29), ocorreu a última atividade do Seminário, a oficina "Planejando a Formação de Base do Sinasefe no Nordeste". A coordenadora geral do Sinasefe, Eugênia Tavares, destacou a importância do planejamento para a formação política. “Não adianta lutarmos por melhores condições de vida e trabalho, se não tivermos uma base politizada. É por isso que esse momento é uma obrigação do Sindicato Nacional”, afirmou ela.

No último dia do Seminário, os servidores se reuniram para a foto oficial

“O evento superou as expectativas e contribuiu muito para o amadurecimento dos servidores. Na medida em que a gente se forma melhor, participamos de uma maneira mais qualificada das instâncias que a instituição oferece”, destacou o diretor de Formação Sindical da Seção IF Sertão-PE do Sinasefe, Silver Jonas Farfan. A previsão é que, no próximo ano, sejam realizados os Seminários Estadual e o 2º Seminário Nordestino de Planejamento da Formação Sindical de Base.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br